Ciência, tecnologia e Comunicações

Ciência e Tecnologia aprova mudança de anúncios em meio eletrônico

03/11/2009 - 19:52  

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática aprovou na última quarta-feira (28) proposta que modifica as regras para publicidade em meios eletrônicos. Foi aprovado o substitutivo do deputado Ratinho Junior (PSC-PR) ao Projeto de Lei 3646/08, do deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP).

Pelo texto acolhido, sempre que veicular propaganda em qualquer meio eletrônico, o anunciante deverá divulgar um "prefixo telefônico" que receba ligações gratuitas para fornecer informações adicionais sobre os produtos anunciados aos consumidores. De acordo com o substitutivo, os clientes deverão ter acesso imediato às informações.

Jornais e revistas
No caso de anúncios em veículos impressos (jornais e revistas), as informações podem constar do corpo da propaganda. Nessa hipótese, deverá ser utilizada fonte Times New Roman de tamanho 12, ou equivalente. Quando se tratar de bem de consumo, o fornecedor deverá ainda oferecer material informativo nos pontos de venda.

Letras reduzidas
O projeto original prevê apenas a proibição do uso de "letras de tamanho reduzido" em comerciais de televisão, determinação mantida no substitutivo aprovado. Na opinião do relator, as medidas são importantes porque a publicidade deve ter como objetivo primordial, além de alcançar e convencer o maior número de pessoas, "fornecer informações de qualidade e de utilidade".

Tramitação
Em caráter conclusivo, o projeto foi enviado às comissões de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias relacionadas:
Comissão aprova proibição de propaganda dirigida a criança
Especialistas divergem sobre propaganda de cerveja
Projeto restringe propaganda de cervejas
Publicidade: Debate sugere fusão de fórmulas reguladoras
Publicitários defendem auto-regulamentação em vez de leis
Propaganda de alimentos para crianças poderá ser limitada
Projeto restringe propaganda de cerveja e cigarros

Reportagem - Maria Neves/ RCA

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3646/2008

Íntegra da proposta