Ciência, tecnologia e Comunicações

Comissão rejeita norma sobre rótulo de transgênicos

06/03/2008 - 15:06  

A Comissão de Defesa do Consumidor rejeitou nesta quarta-feira o Projeto de Lei 5848/05, do deputado Edson Duarte (PV-BA), que obriga a inclusão de informações sobre o conteúdo de organismos geneticamente modificados (OGM), ou seus derivados, nas embalagens e rótulos de produtos comercializados no Brasil e para exportação.

O relator, deputado Barbosa Neto (PDT-PR), defendeu a rejeição da proposta, com o argumento de que já existe legislação regulando esses produtos. Ele ressaltou, no entanto, "a importância de não se exaurir a vigilância e o debate em relação ao tema".

Decreto adequado
De acordo com Barbosa Neto, os organismos geneticamente modificados, para consumo humano ou animal, já têm a regulamentação de sua identificação, como transgênicos, adequadamente estabelecida pelo Decreto 4.680/03, e portarias complementares do Ministério da Justiça, já em vigor.

Esse decreto, acrescenta o parlamentar, "alcançou a generalidade da comercialização de alimentos e ingredientes alimentares", não apenas no território brasileiro, mas também os destinados à exportação. Além disso, assinala, "não pode a lei brasileira estabelecer exigências em relação aos produtores estrangeiros", como pretendia o projeto em relação aos produtos importados. Barbosa Neto ressalta que a comercialização ao consumidor final, pelos importadores, só poderá ser feita, no Brasil, quando atendido o que determina esse decreto.

Tramitação
O projeto já foi aprovado pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, mas ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de seguir para o Plenário.

Notícias anteriores:
Projeto proíbe o registro de patentes de transgênicos
Comissão mantém proibições sobre tecnologias genéticas
Meio Ambiente aprova monitoramento de alimento transgênico

Reportagem - Newton Araújo Jr.
Edição - Regina Céli Assumpção

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5848/2005

Íntegra da proposta