Cidades e transportes

Comissão aprova medidas de mobilidade para regiões metropolitanas brasileiras

24/10/2016 - 17:34  

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou proposta que estabelece diretrizes para a execução da política metropolitana de mobilidade e cria o Sistema de Informações e Planejamento dos Transportes Metropolitanos (Siptram).

Lúcio Bernardo Junior/Câmara dos Deputados
Reunião Ordinária. Dep. Julio Lopes (PP - RJ)
Júlio Lopes ressaltou que boa parte das medidas propostas no projeto já foram consolidadas na Lei de Mobilidade e no Estatuto da Metrópole e sugeriu que elas sejam inseridas nas leis atuais como diretrizes

O texto aprovado é o substitutivo do relator, deputado Júlio Lopes (PP-RJ), ao projeto (PL 4881/12), do deputado Carlos Zarattini (PT-SP).

A ideia original era criar a Lei de Mobilidade na Metrópole, com o objetivo de resolver problemas de ordenamento territorial e gestão de serviços públicos.

No entanto, o relator ressaltou que boa parte das medidas já foram consolidadas na Lei de Mobilidade (Lei  12.587/12) e no Estatuto da Metrópole (Lei 13.089/15). Ele sugeriu que as iniciativas propostas pelo projeto fossem inseridas nas leis atuais como diretrizes.

Plano de contingência
O texto aprovado exige que os planos de mobilidade urbana contenham plano de contingência em serviços de transporte público coletivo, para solucionar ou mitigar problemas incidentais que possam afetar a mobilidade urbana.

Caberá aos estados criar o Siptram, um dos instrumentos para garantir a mobilidade nas áreas que ultrapassem os limites de um município.

O relatório também garante que na licitação para o serviço de transporte público coletivo sejam observadas as diretrizes sobre mobilidade previstas no plano metropolitano feito pelas prefeituras.

Fundo excluído
No entanto, ficou excluído do parecer a criação do Fundo Metropolitano do Transporte Público, prevista na versão original. O fundo tinha como objetivo dar suporte ao planejamento integrado e às ações conjuntas de interesse comum de União, estados e municípios integrantes das regiões metropolitanas.

Tramitação
A proposta será analisada de forma conclusiva pelas comissões de Desenvolvimento Urbano; de Finanças e Tributação e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Emanuelle Brasil
Edição – Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta