Cidades e transportes

Câmara lança projeto de valorização de espaços públicos em quadra de Brasília

24/09/2015 - 15:45   •   Atualizado em 24/09/2015 - 16:19

Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
Lançamento Projeto Quadra Convida
Deputados formaram um time de futebol para jogar com os alunos das escolas públicas da Superquadra 302 Norte

A Superquadra 302 Norte, de Brasília, recebeu melhorias que podem servir de modelo para outros locais da cidade. A iniciativa é parte do projeto Quadra ConVida, lançado pela Câmara dos Deputados, nesta quinta-feira (24), em evento que contou com a presença de deputados, jornalistas, professores e estudantes das duas escolas públicas locais. O projeto visa a recuperar princípios da concepção urbanística de Lucio Costa e ocorre numa quadra que tem 216 apartamentos funcionais destinados a deputados federais e recém-reformados. Outro objetivo é integrar a "quadra dos deputados" à comunidade local.

Graças ao projeto, a Escola Classe da 302 Norte recebeu 25 computadores e quatro mesas com tecnologia interativa doados por uma empresa de informática, além de livros e jogos educacionais. O patrocínio foi conseguido pela 4ª Secretaria da Câmara, responsável pela gestão dos imóveis funcionais. O 4º secretário, deputado Alex Canziani (PTB-PR), afirmou que a intenção é fazer das escolas dali as melhores da cidade.

Canziani explicou que a proposta tem como objetivo resgatar os fundamentos que nortearam Lucio Costa no desenvolvimento do projeto urbanístico do Plano Piloto, em especial o das superquadras residenciais, inspirados nos valores essenciais ao bem-estar coletivo. Segundo o arquiteto, Brasília foi concebida como uma cidade-parque na qual os laços comunitários seriam fortalecidos e o homem e a natureza conviveriam de forma harmoniosa e complementar.

O projeto Quadra ConVida conta com apoio da Administração do Plano Piloto e da Secretaria de Educação do Distrito Federal, que pretende expandir a ideia para outras áreas de Brasília, como destacou o secretário Júlio Gregório: "Espero que seja um lindo exemplo para os moradores assumirem as escolas das suas quadras, que são públicas.”

Retribuição
A inauguração do projeto marcou o fim das reformas dos 216 apartamentos funcionais. O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, ressaltou que o Quadra ConVida é uma forma de a Casa retribuir algo à comunidade que a acolheu.

"Praticamente 40% da Câmara dos Deputados aqui estarão”, disse o presidente, mencionando os parlamentares que ocuparão imóveis na quadra. “Então, é natural que possamos fazer alguma coisa a mais do que nossa obrigação para a qual o povo nos elegeu", acrescentou. Para Cunha, a ideia de integrar a população do entorno à vida da quadra vai ao encontro da própria história da capital, que acolheu brasileiros de todas as regiões.

Uma parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) vai promover ações culturais, de recreação e esportivas na quadra. Estão previstas, também, a realização de bazares e feiras de produtos orgânicos e a criação de uma praça de leitura, com instalação de estantes de livros e de uma rede de internet wi-fi pública próxima às escolas. O Comitê de Gestão Socioambiental da Câmara (Ecocâmara) promoveu treinamento de coleta seletiva para porteiros, serventes e garagistas, e estão sendo adotados sistemas de reuso de água e modernização dos sistemas de iluminação das áreas comuns.

Futebol
Durante o lançamento do programa, houve uma partida de futebol entre deputados e alunos da Escola Classe 302 Norte.

As crianças venceram por 5 a 1 o time formado pelos deputados Mariana Carvalho (PSDB-RO), Deley (PTB-RJ), Danrlei de Deus Hinterholz (PSD-RS), Felipe Bornier (PSD-RJ), Weliton Prado (PT-MG), Rafael Motta (PROS-RN) e Júlio Delgado (PSB-MG).

Celebrando a festividade Sacrifício de Abraão, o Centro Cultural Brasil-Turquia distribuiu dois quilos de carne bovina para 100 funcionários dos blocos da quadra e terceirizados da Câmara.

Reportagem – Luiz Cláudio Canuto
Edição – João Pitella Junior

Com informações da 4ª Secretaria

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.