14/09/2015 - 16h32

Comissão define vencedores do Prêmio Lúcio Costa de Mobilidade, Saneamento e Habitação 2015

Jaime Lerner, Geraldo Alckmin e Eduardo Paes estão entre os agraciados. Solenidade de entrega do prêmio será realizada em outubro, na Câmara dos Deputados

A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados elegeu os vencedores do "Prêmio Lúcio Costa de Mobilidade, Saneamento e Habitação" - edição 2015. O evento de premiação ocorrerá na abertura do 3º Seminário Internacional de Mobilidade e Transportes, no dia 13 de outubro, às 20 horas, no auditório Nereu Ramos, na Câmara.

Aos agraciados será entregue um diploma de menção honrosa, uma medalha e a estatueta Lúcio Costa, criada e produzida pelo artista, escultor e músico Edgar Duvivier.

De acordo com o presidente da Comissão, deputado Julio Lopes (PP-RJ), o objetivo da premiação é reconhecer as iniciativas que buscam a melhoria da vida dos cidadãos no que diz respeito ao dia-a-dia das cidades.

Personalidades
Na categoria Personalidades, foram escolhidos o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin; o ex-governador do Paraná e ex-prefeito de Curitiba, Jaime Lerner; e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.

Alckmin foi indicado pelo deputado João Paulo Papa (PSDB-SP) em virtude do trabalho desenvolvido na Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e na Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo.

Lerner, por sua vez, foi indicado pelo deputado Toninho Wandscheer (PT-PR) pelo modelo de mobilidade urbana, de preservação de áreas verdes e de reciclagem implantado na capital paranaense.

Já Eduardo Paes, indicado pelo deputado Hildo Rocha (PMDB-MA), será agraciado pela revitalização da Região Portuária do Rio de Janeiro.

Entidades ou Instituições
O programa Cidades e Soluções, veiculado pelos canais TV Futura e Globonews, foi um dos escolhidos na categoria Entidades ou Instituições. O programa, apresentado pelo jornalista André Trigueiro, foi indicado por Julio Lopes, em razão da série de programas que alerta sobre os riscos de escassez de água.

Outro destaque da categoria é a Agência Goiana de Habitação (AGEHAB), indicada pelo deputado Marcos Abrão (PPS-GO), pelo Programa de Regularização Fundiária do Estado de Goiás.

O bilhete único, utilizado em mais de 1.9 bilhões de viagens pelos usuários dos transportes públicos da região metropolitana do Rio de Janeiro, foi o motivo da escolha da Empresa Riocard pelos parlamentares da comissão. A indicação também foi do deputado Julio Lopes.

Do Prêmio
O "Prêmio Lúcio Costa de Mobilidade, Saneamento e Habitação" foi instituído pela Câmara dos Deputados no âmbito da Comissão de Desenvolvimento Urbano no dia 1º de junho de 2015 e será conferido anualmente pela instituição.

Cada deputado integrante da comissão, entre titulares e suplentes, pode indicar até três nomes de entidade ou pessoa jurídica, e até três nomes de personalidades, todos ligados a uma das áreas: mobilidade, saneamento e habitação. A seleção dos agraciados é feita por votação entre os parlamentares do colegiado.

Da Redação - LC

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'



Comentários

José Rodrigues | 28/09/2015 - 09h11
Quem quer apostar comigo ?! Alckmin vai arranjar desculpa de última hora pra não ir lá, vai gripar, vai visitar o saci Pererê, vai pro Afeganistão em missão de paz... qualquer coisa. Só sei que ele não vai estar lá.
flavia | 25/09/2015 - 18h07
O pior de tudo é que provavelmente essa festa de premiação é bancada pelo dinheiro dos nossos impostos....
Luciano Cesar Morais | 23/09/2015 - 12h31
A crise hídrica de São Paulo foi provocada exatamente por má gestão da SABESP, por parte do governador. Não há obras desde 2003, ano em que a Folha de SP noticiou que o Estado só teria água até 2010. Até lá, NADA foi feito. Como o Governador Alckmin pode receber esse prêmio? Só se for por ter aceitado ajuda financeira do governo federal depois de ter levado a crise hídrica para um patamar insustentável. Ele demorou mesmo a reconhecer o racionamento na periferia, documentado por vários vídeos amadores. Isto é uma insanidade.