Cidades e transportes

Para relator, estatuto é uma resposta às manifestações populares

21/10/2013 - 15:56  

Para o relator do Estatuto da Metrópole (Projeto de Lei 3460/04), deputado Zezéu Ribeiro (PT-BA), a medida é uma resposta às principais reivindicações que levaram milhares de pessoas às ruas em todo o País durante o mês de junho. “Estamos tratando de um universo que vai mexer com a vida de muitas pessoas, em um momento em que o povo tem ido às ruas para exigir melhores serviços públicos”, avaliou Ribeiro.

Com relação ao substitutivo a ser levado à votação em novembro na comissão especial que analisa a matéria, um ponto levantado pelo relator é a necessidade do controle social sobre a gestão metropolitana. “Qual a responsabilidade do município que vai ter um trabalhador seu que mora em outro território?”, questionou. Segundo ele, o debate sobre os problemas metropolitanos deve ser levado à toda a sociedade afetada e não dividido entre os municípios de uma metrópole. “Precisamos levar essas coisas para os cidadãos e isso ultrapassa o limite territorial.”

Essa gestão democrática das metrópoles já está prevista no projeto original, do deputado Walter Feldman (PSB-SP), e também no Estatuto da Cidade (Lei 10.257/01).

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3460/2004

Íntegra da proposta