Trabalho, Previdência e Assistência

CCJ aprova PEC que garante recursos mínimos para o financiamento da assistência social

08/12/2017 - 13:05  

Lucio Bernardo Jr. / Câmara dos Deputados
Reunião Ordinária. Dep. Julio Delgado (PSB-MG)
Delgado: “A proposta reforça a necessidade de que os direitos e garantias individuais sejam atendidos e providos pelo Estado”

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou a admissibilidade da proposta que garante 1% da receita corrente líquida da União para o financiamento do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

A fixação de um montante mínimo para o setor foi sugerida pelo deputado Danilo Cabral (PSB-PE) por meio da Proposta de Emenda à Constituição 383/17.

O parlamentar lembrou que, em 1988, a Constituição reconheceu a assistência social como direito do cidadão e dever do Estado. Já em 2005, foi criado o Sistema Único de Assistência Social, caracterizado pela articulação entre União, estados, municípios e Distrito Federal, de forma descentralizada e participativa.

Apesar da reconhecida importância do Suas, Cabral afirmou que a proposta orçamentária (PLN 20/17) enviada ao Congresso neste ano pelo governo federal prevê um corte superior a 90% do orçamento executado em 2016.

“O corte radical sobre as receitas despertou preocupação sobre a fragilidade do sistema no que tange a garantia de recursos”, explicou o autor da proposta.

O relator, deputado Júlio Delgado (PSB-MG), recomendou a aprovação da PEC. “Busca-se com a matéria que a previsão constitucional de assistência social aos cidadãos não seja letra morta, e tenha sua efetividade garantida”, afirmou.

Tramitação
A CCJ aprovou apenas a admissibilidade da proposta. Agora o mérito da PEC será analisado por uma comissão especial. Depois, a proposta seguirá para o Plenário, onde precisará ser votada em dois turnos.

Saiba mais sobre a tramitação de PECs

Reportagem - Natalia Doederlein
Edição - Marcia Becker

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PEC 383/2017

Íntegra da proposta