Agropecuária

Ministra diz que sanidade da produção agropecuária é prioridade para ampliar venda de carne

22/05/2019 - 17:17  

Em audiência pública na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (22), a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, citou, entre as prioridades da pasta, a “sanidade da produção agropecuária”.

Na avaliação da ministra, a medida é fundamental para o acesso a mercados internacionais. A ministra acaba de voltar de viagem a países asiáticos, que, segundo ela, estariam “devastados pela peste suína”. Para ela, isso representará “uma janela de oportunidades” para a exportação de carne suína brasileira para esses países.

Tereza Cristina observou que Brasil ainda é líder no mercado global de carne, mas afirmou que a participação do País nesse mercado vem caindo ano a ano. Ela destacou que alguns países têm restrições à carne brasileira por conta de “casos isolados de vaca louca” - problema que atingiu especialmente os Estados Unidos.

O deputado Pedro Lupion (DEM-PR), também autor de requerimento para realização da audiência, preocupa-se com “vozes dissonantes dentro do governo, que acabam trabalhando contra a abertura de mercado no exterior”. Diversos deputados criticaram o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, acusando-o de declarações prejudiciais ao agronegócio brasileiro.

Outra prioridade da pasta, segundo Tereza Cristina, é a segurança fundiária - nas palavras dela, “reduzir os conflitos e trazer segurança para quem vive no campo”. Além disso, promover a inovação agropecuária. “É um problema grave hoje a assistência técnica, que inexiste em muitos estados brasileiros, deixando o pequeno e médio produtor à margem da evolução tecnológica”, acrescentou.

Deputados da oposição têm a mesma avaliação e cobraram investimentos na área.

Reportagem – Lara Haje
Edição – Ana Chalub

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.