25/03/2019 - 19h06

Frente do cooperativismo defende importância do café para economia nacional

Evento realizado na semana passada promoveu a degustação de cafés produzidos no Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Rondônia

Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Cafezinho com o Cooperativismo
Evair Vieira de Melo: cooperativas produzem resultados e distribuem renda

A Câmara recebeu uma Semana de Degustação de Cafés do Brasil, organizada pela Frente Parlamentar em Defesa do Cooperativismo com o apoio de doze cooperativas. O evento celebrou a importância socioeconômica do café, um dos pilares da economia nacional.

No evento, foram degustados cafés produzidos nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Rondônia. O coordenador da Frente Parlamentar, deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES) defende a importância e a força das cooperativas no país.

"Cooperativas produzem resultados financeiros e econômicos e fazem distribuição de renda. Em estados e municípios com cooperativismo forte, há mais oportunidades de trabalho para todos do campo e naturalmente uma melhor distribuição de renda", destacou.

O cooperativismo é um modelo de negócios no qual associados participam como proprietários das atividades econômicas em que trabalham. No Brasil, as cooperativas representam 10% da economia, como afirma Márcio Lopes, presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). "As cooperativas brasileiras, juntas, representam 15 milhões de cooperados. Antes de ser força econômica, nós somos força social e política".

Ouça essa matéria na Rádio Câmara
Segundo dados da OCB, a estimativa de faturamento para 2019 é de R$ 420 bilhões. O setor gera mais de 350 mil empregos diretos e representa pelo menos 10% do PIB brasileiro.

Próximos passos
O deputado Diego Garcia (Pode-PR) informou que a frente deve propor audiências públicas sobre o tema e promover a aproximação junto ao Ministério da Agricultura “para que haja maior estímulo e fomento ao cooperativismo de forma geral em todos os estados”.

Reportagem – Nicole Mattiello
Edição – Geórgia Moraes

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'