Agropecuária

Projeto exige detalhamento de composição e quantidades em rótulo de ração animal

11/02/2019 - 15:08  

Câmara dos Deputados
Fred Costa
Fred Costa: "Os animais apresentam diferentes exigências para cada nível de nutriente".

O Projeto de Lei 55/19 torna obrigatória a exposição nos rótulos de reações animais todos os nutrientes contidos em suas composições. Pela proposta, os rótulos devem informar, de forma clara e legível, todos os nutrientes contidos em suas composições, com as respectivas quantidades.

De acordo com o autor do projeto, deputado Fred Costa (Patri-MG), é importante oferecer ao animal ração com nutrientes em quantidade e qualidades adequadas ao seu estado fisiológico, permitindo-lhe assegurar a sua subsistência, o bom estado de saúde e a sua qualidade de vida. Fred Costa reapresentou o mesmo projeto do ex-deputado João Derly, que foi arquivado (PL 5410/16).

“Os animais apresentam diferentes exigências para cada nível de nutriente. Um único alimento não é capaz de atender todas as suas necessidades nutricionais, ao mesmo tempo. Assim, para completar as necessidades dos animais, é necessário combinar vários alimentos para que o resultado final seja um composto balanceado e eficiente do ponto de vista nutricional”, afirmou o parlamentar.

Tramitação
O projeto será analisado conclusivamente pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição – Rachel Librelon

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta