Agropecuária

São Paulo já tem protocolo de transição para agroecologia

07/08/2018 - 22:06  

Will Shutter/Câmara dos Deputados
Audiência Pública e Reunião Ordinária. Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo, ARACI KAMIYAMA
Aracy Kamiyama: prazo para transição é de cinco anos

Em São Paulo, onde há um protocolo para a transição, já chega a 2.038 o número de propriedades com agricultura orgânica. Representante, na audiência pública desta terça-feira (7), da Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo, Aracy Kamiyama explicou que o protocolo de transição traz "diretivas técnicas" que orientam o agricultor a implementar as mudanças efetivamente.

Tais diretivas preveem práticas de conservação do solo, controle de erosão, uso de fertilizantes orgânicos e adubos verdes, uso racional e aproveitamento da água, manejo ecológico de pragas e doenças, correta destinação de resíduos sólidos e adesão ao programa de regularização ambiental (PRA).

"É um check-list com verificações continuadas em campo. O prazo para a transição é de cinco anos e, a partir das avaliações, o agricultor recebe uma declaração de que está em transição ou o certificado de transição efetiva", explicou.

O estado busca agora aperfeiçoar os arranjos institucionais para acelerar a transição: além de feiras, há o esforço para colocar a produção orgânica nos programas de compras públicas, como o de merenda escolar, por exemplo.

Distrito Federal
O presidente da Emater-DF, Roberto Carneiro, explicou que a própria instituição - ainda com muitos técnicos que só seguiam os métodos convencionais - está em fase de transição com foco nas ações agroecológicas de extensão rural pública. Já o trabalho em campo, com os agricultores, é voltado para o intercâmbio e a difusão de técnicas por meio de unidades de experimentação e de excursões a propriedades de produção orgânica. "Quem vê pensa logo em mudar as práticas", afirma.

Will Shutter/Câmara dos Deputados
Audiência Pública e Reunião Ordinária. Presidente da EMATER- DF, ROBERTO CARNEIRO
Roberto Carneiro: agricultores que conhecem as ações querem mudar as práticas

Níveis
O chefe-geral da Embrapa Meio Ambiente, Marcelo Morandi, acrescentou que há vários níveis de transição: aumento da eficiência das práticas, redesenho do agrossistema e substituição de insumos e práticas. Também citou exemplos bem-sucedidos de morango, maçã e vinho em sistema de "produção integrada agropecuária", que usa insumos químicos da forma correta.

Ele argumentou que, se corretamente prescritos e manuseados, os agrotóxicos podem ser usados dentro dos critérios de boas práticas e de uso racional desses produtos.

Fernando Alonso, representante da empresa Native, que cultiva a cana de açúcar na Usina São Francisco, no interior de São Paulo, apontou entre as práticas sustentáveis adotadas: a colheita sem queimada, a integração à vegetação nativa, a adubação verde com rotação de cultura e a extração apenas dos açúcares. "Todos os outros nutrientes são reciclados e voltam para o campo, com resultados positivos na redução das emissões de carbono, na produção de água (rios) e na recuperação da fauna", completou.

Reportagem – José Carlos Oliveira
Edição – Geórgia Moraes

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 6670/2016

Íntegra da proposta