Agropecuária

Câmara homenageia os 28 anos da Asbraer, associação que agrupa entidades estaduais de extensão rural

Homenagem foi feita em sessão solene realizada nesta segunda-feira (11)

11/06/2018 - 18:25  

A Câmara dos Deputados homenageou, nesta segunda-feira (11), em sessão solene requerida pelo deputado Zé Silva (SD-MG), os 28 anos da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), comemorado no último dia 8 de junho.

Em mensagem enviada ao Plenário, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), destacou o papel desempenhado pelas entidades da Associação para o processo de desenvolvimento econômico e social do campo.

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Homenagem aos 28 Anos da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer)
Entidades de extensão rural trabalham em conjunto com agricultura familiar

“Ao longo desses 28 anos de existência da Asbraer, o trabalho realizado por extensionistas em todas as unidades da federação vem contribuindo para melhorar o ambiente rural e a qualidade de vida de seus habitantes”, disse. “Esse trabalho estimulou o homem do campo a adotar novas formas de cultivo da terra e de criação de gado, bem como a tomar maior cuidado com a própria saúde e com o bem-estar da sua comunidade”, completou.

Durante a solenidade, o deputado Zé Silva falou sobre alguns fatos importantes da extensão rural brasileira. Ele destacou a criação da Associação de Crédito e Assistência Rural (Acar), fundada em 1948, em Minas Gerais, e a extinção da Empresa Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural (Embrater), em 1990, pelo ex-presidente Fernando Collor.

Além disso, Silva defendeu a desvinculação da extensão rural da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário. “A extensão rural não pode ficar subserviente aos tempos políticos, aos interesses partidários. Ela tem que ser tratada como um assunto de interesse do estado brasileiro”, afirmou.

A deputada Érika Kokay (PT-DF) concorda. Segundo ela, a extensão rural não deve estar subordinada a nenhum ministério, mas deve ter todas as condições para que possa articular o conjunto das políticas. “São tantas as políticas que o extensionista carrega. Extensionista é pesquisador, é alguém que estabelece sentimentos de pertencimento”, disse em seu discurso.

Asbraer
A Asbraer foi fundada em 1990 e reúne 27 entidades estaduais de assistência técnica e extensão rural. A instituição atua na disseminação das ações de desenvolvimento sustentável e segurança alimentar realizados pelas Emateres de todos o país.

O serviço público de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) contribui para gerar oportunidades de desenvolvimento no campo e trazer resultados positivos à sociedade, em parceria com a agricultura familiar.

Reportagem – Larissa Galli
Edição – Ana Chalub

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.