Agropecuária

Comissão externa quer ações para enfrentamento da crise do arroz

26/02/2018 - 11:09  

Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
Dep. Jerônimo Goergen (PP - RS)
Goergen é o coordenador do grupo que estuda o endividamento e os custos do financiamento do setor

A comissão externa sobre o endividamento agrícola da Câmara dos Deputados se reuniu na sexta-feira (23) com o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller. O encontro foi realizado em Cachoeirinha (RS), durante a Abertura Oficial da Colheita do Arroz.

Lideranças políticas pediram ao secretário a criação de um grupo interministerial para discutir propostas para enfrentar a crise do arroz. Além disso, o coordenador da comissão externa, deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), destacou outras medidas que poderiam recuperar o setor, como a revisão do preço mínimo e a adoção de novos mecanismos para retomar condição de renda e reverter o comprometimento dos produtores com dívidas de custeio e investimento.

“Sozinhos, os leilões não são suficientes para recuperar os preços. Eles, no máximo, estabilizam. Agora, vamos articular novas medidas que permitam a retomada da condição de renda do produtor”, adiantou. Segundo o parlamentar, o secretário de Política Agrícola garantiu que abrirá a discussão sobre o preço mínimo do arroz. “Vamos cobrar que os preços mínimos oficiais incluam no seu cálculo o custo do endividamento”, detalhou.

Mercosul
A comissão externa também deve trabalhar para atualizar a legislação de fertilizantes. “Um dos maiores problemas enfrentados pela lavoura de arroz é a concorrência desleal com os países do Mercosul, que conseguem produzir o produto a um custo bastante inferior. Muito disso se deve ao acesso facilitado de novos defensivos e biofertilizantes que surgem no mercado”, explicou Goergen.

Segundo o parlamentar, a Anvisa impede o acesso do produtor brasileiro a rótulos que são usados no Uruguai, Argentina e Paraguai. “Precisamos unificar o entendimento dessa legislação, até porque o arroz do Mercosul acaba sendo consumido pelos brasileiros.”

A comissão
A comissão externa foi criada em janeiro deste ano para analisar as causas do endividamento agrícola, os altos custos do financiamento, a bitributação previdenciária incidente sobre a folha de pagamento e as condições de importação de alimentos.

Da Redação – ND
Com informações da assessoria de imprensa do deputado Jerônimo Goergen

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.