Agropecuária

Sessão solene homenageia os 69 anos da extensão rural no Brasil

04/12/2017 - 19:39  

Gilmar Felix/Câmara dos Deputados
Homenagem aos 69 anos da Extensão Rural. Dep. Zé Silva (SD-MG)
Zé Silva: mesmo com várias conquistas, a extensão rural ainda enfrenta diversos desafios

A Câmara dos Deputados homenageou nesta segunda-feira (4), em sessão solene, os 69 anos da extensão rural no Brasil, comemorados em 6 de dezembro. A homenagem foi solicitada pelo deputado Zé Silva (SD-MG).

Para Zé Silva, mesmo com várias conquistas, a extensão rural ainda enfrenta diversos desafios. “O extensionista não é só aquele que vai para o campo, mas todos os profissionais que atuam na área. Precisamos de mais recursos para a construção de uma gestão moderna, não dá mais para os extensionistas continuarem como despachantes nos escritórios”, afirmou o deputado.

O subsecretário do Desenvolvimento Rural da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, Marcelo Martins, disse que outros desafios são os ambientais e a superação da pobreza. “Nada disso pode ser enfrentado com sucesso sem que os agentes extensionistas estejam diariamente no campo em contato com os agricultores. Uma função indispensável para o Brasil é a implementação de políticas públicas no meio rural”, destacou.

Inovação
Em mensagem enviada ao Plenário, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, destacou resultados da extensão rural. “A extensão rural é pouco conhecida no meio urbano, mas essencial para o aumento da produtividade no campo. Eles estão levando cada vez mais inovação ao campo, o que é ótimo para o Brasil”, disse Maia.

O representante da Federação dos Trabalhadores da Extensão Rural (Faser), Cleison Duval, destacou o objetivo da extensão rural e pediu a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 49/11, que estabelece salários unificados para os funcionários de assistência técnica e extensão rural.

“Nossa missão é promover o desenvolvimento rural sustentável com o foco na agricultura familiar, promovendo a inclusão social, o aumento da renda das famílias rurais e a melhoria na qualidade de vida dessas famílias”, disse.

Reportagem – Carolina Rabelo
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta