Agropecuária

Câmara fixa prazo para Poder Executivo apresentar Plano Agrícola e Pecuário anual

17/08/2017 - 15:08  

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, em caráter conclusivo, o Projeto de Lei 5109/16, que determina que o governo apresente até o dia 15 de abril de cada ano o Plano Agrícola e Pecuário. O documento deverá versar sobre a safra do ano corrente e do ano subsequente.

Lucio Bernardo Jr. / Câmara dos Deputados
Reunião Ordinária. Dep. Maia Filho (PP-PI)
Maia Filho retirou dispositivo do projeto que, segundo ele, feria princípio da separação dos poderes

De autoria do deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), a proposta acrescenta dispositivo à Lei 8.171/91, que trata da política agrícola. A lei já estabelece que o planejamento agrícola seja feito, de forma democrática e participativa, por meio de planos nacionais de desenvolvimento agrícola plurianuais, planos de safras e planos operativos anuais.

aprovado pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, o projeto segue para o Senado, caso não haja recurso para análise pelo Plenário da Câmara.

Emenda
O parecer do relator na CCJ, deputado Maia Filho (PP-PI), foi pela constitucionalidade, com emenda, juridicidade e técnica legislativa da matéria. O texto original determinava que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento apresentasse o plano, mas o relator alterou isso.

Segundo ele, não cabe ao Poder Legislativo dizer quem deve apresentar o plano. “A União pode, eventualmente, usar a estrutura de vários ministérios e órgãos como responsáveis”, ressaltou Goergen. “Essa designação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento pelo projeto fere o princípio da separação e harmonia entre os poderes”, complementou.

O prazo de 15 de abril é o mesmo previsto para o Poder Executivo encaminhar ao Congresso Nacional a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Os recursos destinados ao Plano Agrícola e Pecuário deverão estar dentro dos limites estabelecidos pela legislação orçamentária.

Reportagem – Lara Haje
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5109/2016

Íntegra da proposta