Agropecuária

Câmara aprova facilidades para produtor familiar comercializar suco de frutas

Texto aprovado restringe a aplicação das regras às cooperativas e associações formadas exclusivamente por agricultores familiares

30/08/2016 - 12:13  

Gustavo Lima / Câmara dos Deputados
Grande Expediente - Dep. Carlos Bezerra (PMDB-MT)
Bezerra recomendou a aprovação do projeto e da emenda feita pela Comissão de Agricultura, que visa maior ganho para os agricultores familiares e também facilitar a fiscalização

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou há pouco proposta que simplifica os canais de comercialização de polpa e suco de frutas produzidos em regime familiar. Pela proposta, o procedimento para o registro e os requisitos de rotulagem dos produtos serão simplificados, conforme regulamento posterior.

Como tramita em caráter conclusivo, a proposta está aprovada pela Câmara e deve seguir para a revisão dos senadores.

A medida está prevista no Projeto de Lei 7083/14, do deputado Alceu Moreira (PMDB-RS), que também permite a celebração de convênios com o governo federal para que a atividade fiscalizatória fique a cargo de órgãos e entidades estaduais e municipais.

Nesse ponto, a proposta altera a Lei dos Sucos (8.918/94), que hoje delega a fiscalização ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento ou ao órgão estadual credenciado.

O relator, deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT), modificou a proposta apenas para retirar algumas referências. Para ele, é desnecessário dizer que a fiscalização observará o caráter “orientador”. "O comando legal já existe na citada Lei Complementar 123/06. Igualmente desnecessário, ao citar lei em vigor, mencionar a aplicação das normas que a regulamentam", explicou o deputado.

Cooperativas
O projeto foi aprovado com uma modificação feita pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural que restringe a aplicação das normas às cooperativas e associações formadas exclusivamente por agricultores familiares. A medida visa facilitar a fiscalização.

Reportagem - Marcello Larcher
Edição - Marcia Becker

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta