Agropecuária

Governo vai criar agência de desenvolvimento agrário regional

25/03/2015 - 14:53  

A ministra da Agricultura, Kátia Abreu, anunciou nesta quarta-feira (25) que o governo vai criar, nos próximos dias, uma agência de desenvolvimento agrário para os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, que terá o nome de Matopiba. O foco será o desenvolvimento da classe média rural.

Antonio Augusto / Câmara dos Deputados
Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu concede entrevista
Kátia Abreu: recursos do Plano Safra 2015/2016 estão garantidos, sem cortes.

Kátia Abreu fez o anúncio em audiência pública na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados. "Quem participa da produção conhece isto: os produtores saem do sul do País, se transferem para o centro-oeste, desenvolvem enormente uma região. Falta estratégia e planejamento para que isso possa ser superado. Então, o Matopiba vai cuidar de infra-estrutura, sob todos os aspectos."

Recursos garantidos
A ministra afirmou que os recursos para o Plano Safra de 2015/2016 — destinados ao custeio, comercialização e programas de investimento agrícola — estão garantidos e sem cortes em relação ao ano passado. “Os recursos não vão diminuir, inclusive estamos trabalhando para que eles aumentem”, disse.

Ela defendeu que, em substituição ao Plano Safra anual, o Brasil tenha uma lei agrícola com a duração de quatro ou cinco anos, a exemplo da Farm Bill nos Estados Unidos e da Política Agrícola Comum (PAC) da União Europeia.

A ministra informou ainda que o Plano Nacional de Defesa Agropecuária será apresentado no dia 28 de abril, em um seminário com a participação de 80 países. Ela destacou que o plano será fundamental para consolidar a confiança na qualidade da produção brasileira.

Processos parados
Kátia Abreu afirmou ainda que todos os 4.936 processos acumulados no ministério nos últimos anos serão respondidos até o mês de abril. Segundo a ministra, solicitações simples e complexas estão emperradas em uma burocracia desnecessária e antiga, impedindo os produtores rurais de prosseguirem em suas atividades.

Reportagem - Daniele Lessa
Edição – Patricia Roedel

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.