14/07/2014 - 14h49

Projeto proíbe venda de sementes de plantas transgênicas tolerantes a herbicidas

TV CÂMARA
Dep. Ivan Valente
Ivan Valente: plantas podem representar riscos à saúde humana. 

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 6432/13, do deputado Ivan Valente (Psol-SP), que proíbe no território nacional a venda, o cultivo e a importação de sementes de plantas alimentícias transgênicas com tolerância a herbicidas (substâncias usadas na destruição de ervas daninhas).

A proposta também proíbe a importação de produtos alimentícios in natura ou industrializados obtidos dessas plantas. Pelo texto, o Poder Executivo regulamentará a medida no prazo de 180 dias.

“Os agricultores podem levar uma vantagem operacional utilizando cultivares tolerantes a herbicida, mas, para o consumidor dos produtos alimentícios derivados delas, não há nenhuma vantagem”, explica Valente.

“As plantas transgênicas tolerantes a herbicida não morrem com a aplicação do defensivo, mas o absorvem, aumentando o nível de resíduo dessa substância no produto que será utilizado como alimento pelo consumidor”, complementa. Para o parlamentar, isso pode ser nocivo à saúde humana.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:

Reportagem – Lara Haje
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'



Comentários

Juliano Dias | 07/08/2014 - 15h10
Foi por apontamentos levianos como estes que a Transgenia venceu nos EUA justamente por não haver leis tampouco estudos que comprovem os benefícios à saúde humana. Lá houve uma pressão imensa sob os políticos que não poderiam se opor. É inadmissível uma empresa dominar e controlar as sementes no mundo, a Monsanto possui total controle tentando implantar seu domínio através de patentes sob as plantas. Sugiro aos amigos se informar mais do que realmente acontece nos campos. O produtor sofre e logo teremos nossos alimentos totalmente alterados. Isso tem que acabar. Mais qualidade de vida!
André Maieski | 15/07/2014 - 22h13
Prezado Deputado, a trangenia é uma tecnologia de ponta,é moderna e é o futuro da agricultura mundial. A população cresce,parte da população mundial está morrendo de fome, temos que produzir mais alimentos. E o senhor é contra esta tecnologia ?
honestino | 14/07/2014 - 22h25
O que leva um parlamentar a querer ressuscitar discussão já vencida há mais de 10 anos, com argumentos tolos? A justificação do PL é risível. Então quer dizer q soja convencional não recebe herbicida em pós emergência??? Rss Deputado, para não passar vergonha e poupar tempo e dinheiro dos contribuintes, consulte um agrônomo.