Agropecuária

Comissão discute uso irregular da carne de jumentos no preparo de refeições no RN

01/07/2014 - 09:17  

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável discute hoje a utilização de carne de asininos (jumentos) no preparo de refeições a detentos do sistema penitenciário e na rede pública de ensino do Rio Grande do Norte. O debate foi proposto pelo deputado Felipe Bornier (PSD-RJ).

De acordo com o deputado há denúncias do aproveitamento da carne de jumentos abandonados às margens de rodovias no fornecimento de refeições a detentos do sistema penitenciário estadual e estudantes da rede pública de ensino municipal do Rio Grande do Norte. Segundo o parlamentar, houve até mesmo reunião recente, promovida pela Procuradoria-Geral de Grande do Norte, na Secretaria Estadual de Agricultura, para discutira iniciativa “pioneira” no abate e consumo de asininos abandonados.

“Tal iniciativa deixa de observar importantes aspectos da legislação ambiental e zoosanitária, gerando iminentes riscos à saúde humana e à extinção daquela espécie (ameaça existente desde as décadas de 80 e 90) que é predominante na região”, afirma o parlamentar. Ele acrescenta que é sabido que a criação dos assininos pode ser responsável pela transmissão de doenças graves à saúde das pessoas, tais como a anemia infecciosa equina (AIE), lepitospirose, tétano e raiva.

Foram convidados:
- o presidente da Frente Parlamentar do Congresso Nacional em Defesa dos Animais, deputado Ricardo Izar (PSD-SP);
- a diretora de defesa e inspeção e sanidade animal do Instituto de Defesa de Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte, Fabiana Lo Tierzo Gameleira;
- o promotor de justiça do Ministério Público do Rio Grande do Norte, Sílvio Ricardo Gonçalves de Andrade Brito;
- o engenheiro Agrônomo e Mestre em Zootecnia da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), Valdir Martins da Fonseca Filho;
- a advogada da Comissão de Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil/Rio Grande do Norte, Vânia Diógenes;
- a médica veterinária e doutoranda em produção e sanidade da Universidade Potiguar (UnP), Kátia Regina Freire Lopes; e
- o presidente Associação Brasileira dos Criadores de Jumento Nordestino, Fernando Viana Nobre.

O debate será realizado às 14 horas, no plenário 8.

Da Redação - RL

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.