Agropecuária

Meio Ambiente aprova criação de política de estímulo ao pequi

16/05/2014 - 12:52  

TV CÂMARA
SARNEY FILHO
Sarney Filho: extração do pequi cresce em média 17,3% ao ano.

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável aprovou proposta (PL 6811/13) que institui a Política Nacional para o Manejo Sustentável e Plantio do Pequizeiro. Como instrumentos da política, o projeto do ex-deputado Antônio Roberto menciona iniciativas como crédito rural, pesquisa agronômica e difusão de tecnologias, certificação e organização dos produtores em cooperativas.

O relator, deputado Sarney Filho (PV-MA), ressalta que, de acordo com estudo de pesquisadores da Embrapa citado pelo autor, a produção extrativa nacional do pequi evoluiu de 841 toneladas em 1975 para 5.370 toneladas em 2006. Isso significa crescimento de 536,1% no período, ou uma média anual da ordem de 17,3%. “Essa evolução representa uma tendência crescente de exploração da espécie”, sustenta.

Ainda conforme a proposta, caberá ao Poder Público estudar o pequi, identificar onde ocorre naturalmente, estruturar os arranjos produtivos locais, financiar o cultivo e divulgar a importância da espécie para a alimentação e a saúde.

Benefícios
Sarney Filho lembra que o fruto do Cerrado possui alto teor de minerais (como manganês, magnésio e cobre) e de vitamina C. Nesse último caso, conforme sustenta, “supera os teores encontrados em frutas de consumo tradicional, como laranja, limão, banana e maçã”.

Além do conhecido uso na culinária, o relator destaca outras áreas em que o pequi é utilizado. Segundo afirma, na medicina tradicional, considera-se que o óleo da polpa tem efeito contra bronquites, gripes e resfriados e no controle de tumores. “O chá das folhas é tido como regulador do fluxo menstrual e, na indústria cosmética, fabricam-se cremes para a pele tendo o pequi como componente”, acrescenta.

Tramitação
A proposta segue para análise conclusiva pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Maria Neves
Edição - Rachel Librelon

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 6811/2013

Íntegra da proposta