Agropecuária

Produtores de fumo reclamam de restrições no acesso ao crédito do Pronaf

17/07/2012 - 19:07  

Representantes dos produtores de fumo reclamaram, nesta terça-feira (17), da resolução do Banco Central que limita a concessão de crédito ao produtor de fumo dentro do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf). Eles participaram de audiência pública da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural para discutir os efeitos da medida, publicada no fim de junho.

Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Fumo, Carlos Fernando Costa, a resolução (4.107/12) vai afetar a competitividade da cadeia produtiva do tabaco. “A medida é discriminatória, pois trata o pequeno agricultor familiar da cultura do tabaco de maneira diferente de todas as outras culturas”, afirmou.

Costa disse ainda que a medida prejudicará o Brasil, que poderá deixar de ser o maior exportador mundial de tabaco. Segundo ele, a restrição faz parte de uma decisão do governo federal de reduzir a área de plantação de tabaco no Brasil.

O deputado Alceu Moreira (PMDB-RS), que propôs a realização da audiência, disse que a resolução do Banco Central é um equívoco. “O ministro Pepe Vargas [Desenvolvimento Agrário] tem que dizer qual o motivo dessa perseguição implacável ao plantador de fumo. Talvez seja por desconhecimento, talvez seja por princípio ideológico”, criticou.

Para o parlamentar, as restrições são uma forma de “punir, cercear, expulsar o produtor de fumo do meio rural por falta de financiamento”.

Reportagem - Oscar Telles
Edição – Daniella Cronemberger

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.