Política e Administração Pública

CCJ vai concluir hoje discussão sobre reforma da Previdência, diz Francischini

Presidente da comissão ainda avalia se vai iniciar a votação da proposta nesta noite

16/04/2019 - 18:41  

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara, deputado Felipe Francischini (PSL-PR), disse há pouco, em entrevista a jornalistas, que pretende encerrar a discussão da proposta de emenda à Constituição da reforma da Previdência (PEC 6/19) ainda hoje.

Francischini calcula que o encerramento será possível graças a um esforço de parlamentares favoráveis ao texto, que ou abriram mão de suas falas ou falaram por tempo menor que o estipulado. Dos 62 deputados que estavam inscritos para falar a favor da reforma, apenas 19 se manifestaram. Agora, falta terminar a lista de parlamentares contrários, que somou 65 inscritos.

Veja os principais pontos da reforma da Previdência

Felipe Francischini afirmou que, uma vez que o Psol apresentou requerimentos com o objetivo de obstruir os trabalhos nesta terça-feira (16), não se sente obrigado a encerrar a reunião às 22 horas, como havia sido discutido nesta segunda.

Início da votação
Quanto à votação da reforma, o presidente da CCJ ainda avalia a melhor estratégia. "Após o encerramento da discussão, eu vou avaliar se adentraremos a noite com a votação, se deixamos para amanhã ou se há algum acordo possível para que fique para a semana que vem”, afirmou.

Perguntado sobre a possibilidade de os deputados retirarem pontos polêmicos da proposta para viabilizar um acordo na CCJ, Francischini disse que, para isso, seria necessário apenas um aditamento do parecer do relator da reforma, deputado Delegado Marcelo Freitas (PSL-MG). O presidente da CCJ ressaltou, porém, que não estava tratando disso.

Mais informações a seguir

Reportagem – Paula Bittar
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.