Política e Administração Pública

Léo Motta vai comandar a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle

13/03/2019 - 19:56  

Will Shutter/Câmara dos Deputados
Instalação da Comissão e eleição para presidente e vice-presidentes. Presidente, dep. Léo Motta (PSL - MG)
Léo Motta: colegiado atuará no combate à corrupção

O deputado Léo Motta (PSL-MG) foi eleito, nesta quarta-feira (13), presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados. Márcio Labre (PSL-RJ) será o 1º vice – não houve candidatos a 2º e 3º vices.

“Na expectativa que o Brasil clama por transparência e pela valorização do dinheiro público, peço aos colegas e a Deus direção para termos as iniciativas corretas, a fim de valorizar os investimentos feitos com recursos da União”, afirmou o novo presidente, destacando que o colegiado trabalhará no combate à corrupção.

Perfil
Natural de Contagem (MG), Léo Motta tem 45 anos e é ex-investigador da Polícia Civil aposentado. Também é cantor gospel. Anteriormente, Motta foi vereador de Contagem por dois mandatos consecutivos.

Motta foi presidente do Partido Trabalhista Cristão (PTC) e secretário-geral do Partido Progressista (PP). Está em seu primeiro mandato na Câmara.

O que faz a comissão
Entre outras atribuições, cabe à Comissão de Fiscalização Financeira e Controle fazer: a tomada de contas do presidente da República; o acompanhamento e fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta; requisição de informações, relatórios, balanços e inspeções sobre as contas ou autorizações de despesas de órgãos e entidades da administração federal, diretamente ou por intermédio do Tribunal de Contas da União (TCU).

Da Reportagem – MO

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.