Política e Administração Pública

Comissão da transposição do São Francisco retoma os trabalhos com aprovação de audiências públicas

02/04/2018 - 15:38  

A comissão externa que analisa a transposição do rio São Francisco retomou os trabalhos deste ano com a aprovação de nove requerimentos para a realização de audiências públicas e seminários.

Em um dos eventos, a comissão deve receber um representante da Agência Nacional de Águas (ANA) para discutir as atividades realizadas e o plano de trabalho da agência para a transposição. A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) também deverá ser ouvida pelos deputados, assim como a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Guilherme Rosa/Presidência da República
Governo - Obras públicas - transposição do Rio São Francisco seca água irrigação agosto 2015
A integração do Rio São Francisco tem como objetivo garantir recursos hídricos para cidades do Nordeste que enfrentam problemas com a seca

Uma audiência com os ministérios do Planejamento e das Cidades deverá debater as obras de saneamento e abastecimento de água nos municípios beneficiados pelo projeto. Também serão realizados seminários nos estados afetados pela transposição.

De acordo com o coordenador da comissão, deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), é importante acompanhar as diversas frentes do projeto de transposição.

"Vamos ampliar o debate, haja visto que há uma intersetorialidade nessas obras da transposição. Os seminários nos estados vão servir para que as assembleias legislativas, os gestores municipais e os deputados possam também integrar, a partir da comissão, as ações que precisam ser desenvolvidas nos seus estados."

O Projeto de Integração do Rio São Francisco é a maior obra da Política Nacional de Recursos Hídricos e tem como objetivo garantir a segurança hídrica em cidades do Nordeste que enfrentam problemas com a seca.

A comissão externa da Câmara começou a funcionar em fevereiro de 2015 e já fez visitas técnicas às obras, realizou seminários regionais e ouviu ambientalistas, pesquisadores e autoridades.

Ainda não há data marcada para os próximos eventos.

Reportagem – Paula Bittar
Edição – Ana Chalub

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.