Política e Administração Pública

Municípios cobram recursos para programas federais

21/11/2017 - 18:50  

Dirigentes de entidades representativas dos municípios brasileiros cobraram do governo federal recursos para manter programas federais, como Criança Feliz e Cartão Reforma, além de serviços à comunidade, como os prestados pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Segundo eles, não adianta criar programas sem dar condições às prefeituras para mantê-los. 

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Recepção dos Representantes da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), da Associação Brasileira de Municípios (ABM), e da União dos Municipios da Bahia (UPB)
Em sessão solene para discutir a crise de arrecadação dos municípios, representantes de prefeitos cobram recursos para programas federais

Esse problema foi apontado em sessão solene realizada nesta terça-feira (21) pela Câmara dos Deputados, destinada à discussão da crise de arrecadação dos municípios. Foram ouvidos representantes da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), da Associação Brasileira de Municípios (ABM) e da União dos Municípios da Bahia (UPB).

Em mensagem enviada ao Plenário, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, destacou a importância da união entre os estados e municípios para que, juntos, possam buscar uma melhoria no País. “A Câmara está aqui para ouvir todas as vozes, como é o seu dever. Devemos trabalhar compartilhando ideias e buscando soluções para os brasileiros”, disse.

Além de cobrar a atualização dos recursos para programas federais, o presidente da Confederação Nacional de Municípios, Paulo Ziulkoski, pediu a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 212/16, do Senado, que cria um novo regime especial de pagamento de precatórios, com prazo máximo de dez anos. O objetivo da proposta é reduzir o estoque de precatórios ainda pendentes, dando celeridade aos pagamentos.

Os deputados Mauro Pereira (PMDB-RS), Hélio Leite (DEM-PA) e Evair Vieira de Melo (PV-ES) defenderam o aumento de recursos federais para os municípios, inclusive por meio da liberação de recursos previstos em emendas parlamentares.

A sessão foi proposta pelos deputados Carlos Zarattini (PT-SP) e Caetano (PT-BA).

Reportagem - Carolina Rabelo
Edição - Geórgia Moraes

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta