Política e Administração Pública

Projeto obriga divulgação de telefone para atendimento de mulher vítima de violência

14/03/2017 - 12:59  

Victor Diniz / Câmara dos Deputados
Audiência Pública da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa - Dep. Laura Carneiro
Laura Carneiro: A medida irá aumentar a divulgação do número e fazer com que mais pessoas saibam que existe o atendimento às mulheres vítimas de violência

Tramita na Câmara dos Deputados projeto da deputada Laura Carneiro (PMDB-RJ) que obriga o poder público a divulgar o número de telefone exclusivo para a comunicação de ocorrência de violência contra a mulher em locais públicos e privados de grande circulação de pessoas.

O projeto (PL 5465/16) modifica a Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06). Entre os locais de grande circulação o texto cita escolas, casas de espetáculos, órgãos públicos, hospitais e transportes coletivos.

Laura Carneiro explica que a proposta visa aumentar a divulgação do número utilizado para receber denúncias de violência contra a mulher, atualmente, o 180. Ela afirma que o serviço funciona bem, mas precisa de mais divulgação.

“Essa simples medida poderá causar um impacto positivo no aumento da informação sobre a violência contra a mulher”, disse.

O Ligue 180 foi criado em 2005 pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM) e é a principal porta de acesso aos serviços que integram a política de enfrentamento à violência contra a mulher.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo nas comissões de Defesa dos Direitos da Mulher; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Marcia Becker

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta