Política e Administração Pública

Comissão especial critica tentativa de votar em Plenário anistia para caixa dois

20/09/2016 - 11:18  

Assista ao vivo

O presidente Comissão Especial que analisa projeto de lei com medidas contra a corrupção (PL 4850/16) , Joaquim Passarinho (PSD-PA), manifestou descontentamento com a tentativa de se votar ontem em Plenário emenda que previa a anistia para o crime de caixa dois. Segundo ele, a comissão não foi consultada. "Muito estranho ninguém ter visto esse texto", afirmou. Passarinho agradeceu a todos deputados que se manifestaram em Plenário forçando a retirada de pauta da proposta.

O deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP) também protestou. "Queriam uma solução para um problema que nós estamos avaliando nesta comissão. Estamos fazendo trabalho sério, aprofundando debate sobre isso com juristas", destacou.

O deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP) elogiou a proposta encaminhada pelo Ministério Público que, segundo ele, tipifica o que é caixa dois incluindo "todas as situações possíveis". "Com isso, não existe mais dúvida". Ele criticou a emenda que previa anistia, mas sugeriu que o tema do caixa dois pudesse ser aprovado antes para já valer para o pleito deste ano.

"As chances de haver agravamento deste crime neste ano é grande", alertou, lembrando que, em 10 anos, só houve uma condenação na Justiça por caixa dois.

O relator do projeto, deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), classificou a tentativa de votação em Plenário como manobra. Ele informou que chegou a ser chamado para relatar o texto e se negou. "Estamos fazendo trabalho sério na comissão", disse. Ele prometeu apresentar seu parecer na comissão na última semana de outubro para que se vote primeira na semana de novembro no colegiado. A perspectiva é que o texto chegue aoPlenário na terceira ou quarta semana de novembro.

O debate é realizado no plenário 14.

Continue acompanhado essa cobertura.

Assista também no canal da Câmara dos Deputados no You Tube.

Reportagem - Geórgia Moraes
Edição - Rachel Librelon

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta