Política e Administração Pública

Presidente da Câmara cria comissão especial do orçamento impositivo

11/12/2013 - 16:31  

O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, criou a comissão especial que vai analisar as propostas de emenda à Constituição do orçamento impositivo: a PEC 359/13, que estabelece um valor mínimo a ser aplicado anualmente pela União em ações e serviços públicos de saúde, e a PEC 358/13, que torna obrigatória a execução das emendas parlamentares no Orçamento da União. A admissibilidade das duas propostas foi aprovada hoje pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

A comissão terá 20 integrantes, que serão indicados pelas lideranças partidárias. O documento foi lido no Plenário da Câmara pelo deputado Simão Sessim (PP-RJ), 2º secretário da Câmara. O relator da comissão especial será o deputado Édio Lopes (PMDB-RR), responsável pela primeira versão da PEC do orçamento impositivo (565/06). Henrique Alves espera que as PECs sejam aprovadas na comissão especial em fevereiro.

Reverter desmembramento
As propostas foram apensadas para tentar reverter o desmembramento da PEC do Orçamento Impositivo enviada pelo Senado na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Com a divisão, a parte da execução obrigatória das emendas foi separada da outra que trata da destinação de recursos para o financiamento da saúde.

A 359/13 obriga a União a destinar 15% da Receita Corrente Líquida (RCL) para a saúde. Pelo texto, os 15% serão alcançados gradualmente após cinco anos. O percentual mínimo obrigatório será de 13,2% em 2014; 13,7% em 2015; 14,1% em 2016; 14,5% em 2017; e 15% em 2018. Para chegar aos 15%, serão computados os recursos das emendas parlamentares e dos royalties do petróleo.

DEM reclama
O líder do DEM, deputado Ronaldo Caiado (GO), responsável pelo fatiamento das PECs na CCJ, criticou o fato de ter sido informado da criação da comissão especial por um assessor que estava em Plenário. “Espero da Mesa o respeito de, como líder que sou, ser chamado a opinar sobre os membros desta comissão e os interesses da Mesa nesta matéria”, cobrou.

Reportagem - Carol Siqueira
Edição - Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PEC 358/2013

Íntegra da proposta