Política e Administração Pública

Câmara inclui Barão do Rio Branco entre os heróis da Pátria

28/04/2011 - 17:10  

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou nesta quinta-feira, em caráter conclusivo, o Projeto de Lei 7403/02, do Executivo, que inscreve o nome do Barão do Rio Branco no Livro dos Heróis da Pátria. A proposta segue para análise do Senado.

O relator, deputado Arthur Oliveira Maia (PMDB-BA), ofereceu parecer pela aprovação.

José Maria da Silva Paranhos Júnior, conhecido como Barão do Rio Branco, notabilizou-se por sua atuação como diplomata. Ele foi ministro das Relações Exteriores por dez anos, de 1902 a 1912, quando morreu, aos 66 anos.

À frente do ministério, uma de suas principais realizações foi a definição do perfil territorial do País, solucionando todas as pendências fronteiriças, entre elas a disputa com a Bolívia pelo território do Acre, resolvida com a assinatura do Tratado de Petrópolis, em 1903. Também se destacou ao promover a participação do Brasil na 2ª Conferência de Paz de Haia, na Holanda, em 1907, quando enviou Rui Barbosa para representar o País.

O Barão do Rio Branco foi o segundo ocupante da cadeira 34 da Academia Brasileira de Letras. Bacharel em Direito, também atuou como jornalista, professor e historiador.

Reportagem – Luiz Claudio Pinheiro
Edição – Marcos Rossi

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta