Política e Administração Pública

Defensor de direitos humanos poderá ter programa de proteção

19/02/2009 - 11:05  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 4575/09, do Executivo, que cria o Programa de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos. O programa deverá funcionar no âmbito da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República.

O objetivo é prevenir a violação de direitos dos defensores, investigar as ameaças e articular políticas públicas para enfrentar a situação. Poderão ser protegidos pelo programa pessoas físicas, jurídicas ou movimentos sociais que atuem na promoção ou defesa dos direitos humanos.

O programa deverá combater toda conduta que tenha por objetivo impedir a continuidade de atividades de pessoa ou grupo na área de direitos humanos.

Atos discriminatórios
São considerados atentatórios atos contra a integridade física, psíquica, moral ou econômica e também que atinjam a liberdade cultural ou de crença ou sejam discriminatórios.

Entre as medidas que poderão ser executadas pelas instituições envolvidas no programa estão: proteção policial; transporte seguro para a continuidade de atividades; acesso às radiofrequências privativas dos órgãos de segurança pública para monitoramento e pedido de ajuda; fornecimento e instalação de equipamentos de segurança; preservação do sigilo da identidade; e ajuda financeira para a pessoa impedida de trabalhar, entre outros.

Tramitação
A proposta foi apensada ao Projeto de Lei 2980/04, do deputado Eduardo Valverde (PT-RO), que será analisado pelas comissões de Direitos Humanos e Minorias; de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ser votado pelo Plenário.

Notícias anteriores:
Temer pede proteção policial para dois deputados do PT
Partido dos Trabalhadores pede proteção para deputados da PB e PE
Câmara acompanhará investigação do assassinato de dirigente do PT
Ameaçado de morte, Luiz Couto cobra proteção da Polícia Federal

Reportagem - Vania Alves
Edição - Newton Araújo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4575/2009

Íntegra da proposta