O que é raquitismo

17/02/2005 - 15:56  

Raquitismo é uma doença do tecido ósseo, que ocorre durante a fase de crescimento, caracterizada por inadequada mineralização do osso. O problema atinge somente crianças em crescimento com deficiência de vitamina D, devido a insuficiente ingestão de vitamina e/ou inadequada exposição à luz. O raquitismo manifesta-se, geralmente, ao redor dos seis meses de idade e é mais freqüente nas crianças nascidas prematuramente.
As principais manifestações são a irritabilidade, insônia e sudorese abundante na cabeça, principalmente durante a amamentação. Esta última manifestação deve ser interpretada com cautela, já que, em nosso País, devido ao clima tropical, muitas crianças podem apresentar sudorese durante a amamentação.
Um sinal precoce é o afilamento da calota craniana, que tende a se manifestar entre o segundo e quarto meses de vida. Esse sinal pode desaparecer antes dos doze meses de vida, apesar da persistência do processo raquítico. Após os doze meses, começando a andar, o peso do corpo acentua as alterações nos membros inferiores (genu varum ou genu valgum), pelve e coluna vertebral. A baixa estatura, quando presente, é secundária a essas deformidades.

Da Redação/RO

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 216.1851/216.1852
Fax. (61) 216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.