23/05/2008 - 15h01

Comissão aprova política para preservação de florestas

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável aprovou, no último dia 14, substitutivo do deputado Luiz Carreira (DEM-BA) ao Projeto de Lei 2161/07, do deputado Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP), que institui o Programa de Apoio à Preservação de Florestas (Pró-Floresta).

O substitutivo cria a Política Nacional de Apoio à Preservação de Florestas, em substituição ao programa da proposta original. Carreira argumenta que é de iniciativa do Executivo a criação de programas.

Essa política concederá benefícios fiscais a empresas que realizem investimentos em preservação, proteção integral, conservação in situ, recuperação e restauração de unidades de conservação, zonas de amortecimento e corredores ecológicos, bem como florestas nativas, primárias ou secundárias em estágio médio ou avançado de regeneração.

Regulamento
De acordo com o substitutivo, a especificação dos benefícios que as empresas enquadradas no Pró-Floresta receberão será feita por regulamento. O projeto prevê incentivos tributários, como a isenção da contribuição para o PIS/Pasep, da Cofins, do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e do Imposto de Importação (II) para empresas que comercializarem sementes, mudas, defensivos agrícolas, corretivos de solo de origem mineral, adubos e fertilizantes, e ainda na contratação de serviços para o desenvolvimento dessas atividades.

Tramitação
A matéria tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Relator vai propor uso de áreas desmatadas na Amazônia
Comissão aprova critérios para cálculo de multa ambiental
Câmara aprova área maior para fazendas na Amazônia
Projeto fixa percentual para corte de mata renovável
Terra sem preservação na Amazônia poderá ser confiscada
Ibama entrará com ações contra campeões de desmatamento
Comissão rejeita compensação em dinheiro por desmatamento

Reportagem - Oscar Telles
Edição - Marcos Rossi


(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR


A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'