Visitação Institucional

Congresso participa pela primeira vez neste domingo (7) da solenidade cívica de hasteamento da bandeira

A participação do Congresso será feita em um stand, montado no gramado em frente à Praça dos Três Poderes, para divulgar ações e programas da Câmara e do Senado

02/07/2019 - 10:41  

O Congresso Nacional participa, pela primeira vez, neste domingo (7), do hasteamento da bandeira do Brasil na Praça dos Três Poderes. A solenidade é realizada no primeiro domingo de cada mês e é conduzida alternadamente por instituições militares: Exército, Marinha, Aeronáutica e pela Casa Militar do DF. O governo do Distrito Federal, por meio de sua Secretaria de Turismo, trabalha para fazer com que esse evento seja uma grande atração cívica e que pode se inserir no calendário de agências de viagens e operadores do turismo. Por isso, desde o começo do ano, promove-se uma manhã cívica na praça, com atrações antes e depois da solenidade militar.

A participação do Congresso será feita em um stand conjunto da Câmara e do Senado, montado no gramado em frente à Praça dos Três Poderes, com o objetivo de divulgar a visita institucional às duas Casas, os programas Parlamento Jovem e Jovem Senador e as atividades desenvolvidas pelo Viveiro da Câmara; distribuir publicações do Legislativo como cartilhas sobre símbolos nacionais e cidadania e folders informativos. Para crianças, serão distribuídas publicações do Plenarinho, do Senadoro e materiais para colorir, além de uma oficina de confecção de bonecos de cabeça de alpiste, que será realizada pelo Viveiro da Câmara.

O Congresso vai abrir um novo ponto de entrada para a visitação institucional, no anexo I do Senado, para facilitar o acesso de quem acompanha a solenidade de hasteamento e deseja fazer a visitação institucional na Câmara e no Senado. A entrada pela Rampa do Congresso continuará funcionando normalmente. O objetivo do Congresso é aproveitar a solenidade para estimular o cidadão a conhecer o Legislativo e o trabalho desenvolvido por deputados e senadores.

Além dos órgãos militares, do governo do Distrito Federal e do Congresso, outras 18 instituições participam da solenidade. O SESC instala uma biblioteca itinerante e promove atividades esportivas (minigolfe, minitênis, pebolim, pingue-pongue), recreação para crianças (pintura facial, animadores, palhaços, pula-pula), e ações de conscientização sobre saúde.

A empresa pública de transporte coletivo do Distrito Federal oferece ônibus gratuitos para tours pela Esplanada dos Ministérios e pelo Plano Piloto, com guias do Sindicato dos Guias de Turismo. Na Praça dos Três Poderes, há distribuição gratuita de água pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), apresentação de grupos musicais e esportistas e venda da alimentos em foods Trucks.

Serviço
Evento: solenidade de hasteamento da bandeira do Brasil
Local: Praça dos Três Poderes
Data: 07/07 ( Domingo)
Horári: 9 horas