Transparência

Ouvidoria Parlamentar realiza nesta quarta (12) audiência sobre serviços da Câmara para o cidadão

Na audiência pública, haverá o lançamento da Carta de Serviços ao Cidadão, que apresenta uma relação dos serviços prestados pela administração da Câmara na área de ouvidoria e de atendimento público; e uma pesquisa de opinião para obter insumos para o planejamento e aperfeiçoamento dos serviços.

11/06/2019 - 08:12  

 A Ouvidoria Parlamentar promove nesta quarta-feira (12) audiência pública sobre os serviços prestados ao cidadão pelo Poder Legislativo. O debate faz parte de uma série de ações que o órgão promove a partir deste mês para estimular e ampliar as contribuições do cidadão e de outras casas legislativas com o objetivo de aperfeiçoar os serviços prestados pela Câmara dos Deputados à sociedade civil.

Na audiência pública, haverá o lançamento da Carta de Serviços ao Cidadão, que apresenta uma relação dos serviços prestados pela administração da Câmara na área de ouvidoria e de atendimento público; e uma pesquisa de opinião para obter insumos para o planejamento e aperfeiçoamento dos serviços. Além da audiência desta quarta-feira, a Ouvidoria Parlamentar vai promover outros debates e sistematizar as sugestões para ampliar a transparência a efetividade dos serviços oferecidos ao cidadão.

Criada em 2001, a Ouvidoria Parlamentar é um órgão ligado diretamente à Presidência da Câmara dos Deputados, ao qual cabe escutar o cidadão, receber e encaminhar sugestões, reclamações, denúncias e elogios aos órgãos da Casa e dar-lhes solução ou resposta. A atual Mesa Diretora quer consolidar um modelo de ouvidoria mais ativa, que funcione como uma ponte efetiva entre o cidadão e a administração da Câmara. Com este intuito, a Ouvidoria vem buscando adotar princípios e práticas de Parlamento Aberto na gestão dos serviços prestados ao cidadão.