Transparência

Ouvidoria Parlamentar vai implementar ações para aperfeiçoar serviços oferecidos ao cidadão

10/06/2019 - 18:32  

A Ouvidoria Parlamentar vai implementar uma série de ações a partir deste mês para estimular e ampliar as contribuições do cidadão e de outras casas legislativas com o objetivo de aperfeiçoar os serviços prestados pela Câmara dos Deputados à sociedade civil. A primeira ação será a realização, no dia 12 de junho, às 15h30, no Plenário 14, de audiência pública com o tema “Serviços ao Cidadão no Poder Legislativo”. Neste evento, haverá também o lançamento da Carta de Serviços ao Cidadão e de pesquisa de opinião.

Criada em 2001, a Ouvidoria Parlamentar é um órgão ligado diretamente à Presidência da Câmara dos Deputados, ao qual cabe escutar o cidadão, receber e encaminhar sugestões, reclamações, denúncias e elogios aos órgãos da Casa e dar-lhes solução ou resposta. A atual Mesa Diretora quer consolidar um modelo de ouvidoria mais ativa, que funcione como uma ponte efetiva entre o cidadão e a administração da Câmara. Com este intuito, a Ouvidoria vem buscando adotar princípios e práticas de Parlamento Aberto na gestão dos serviços prestados ao cidadão.

Além da audiência pública; da Carta de Serviços ao Cidadão, composta pela relação dos serviços prestados pela administração da Câmara dos Deputados para atender aos cidadãos; e da pesquisa de opinião para obter insumos para o planejamento do aperfeiçoamento de serviços; a Ouvidoria Parlamentar também vai promover outros debates e a sistematização das sugestões que serão apresentadas nesse processo para ampliar a transparência a efetividade dos serviços oferecidos ao cidadão.