Segurança

Câmara lança Política de Gestão de Riscos

25/06/2018 - 20:47  

A Câmara dos Deputados lança, nesta terça-feira (26), a Política de Gestão de Riscos, prevista no Ato da Mesa 233/2018, que estabelece os principais conceitos e institui papeis e responsabilidades na gestão dos riscos da Casa. O evento ocorrerá às 16h, no Espaço do Servidor.

A medida visa a melhoria da imagem institucional, a eficiência processual e a integração entre as unidades administrativas da instituição quanto à gestão de riscos. A política proposta está em consonância com as práticas de gestão de riscos adotadas mundialmente nos setores público e privado. Isso significa que, a partir de agora, a Câmara se prepara para identificar e tratar invasões, apagões, depredações, fake news ou qualquer que seja o risco ao qual for exposta.

Gestão de riscos
A gestão corporativa de riscos constitui elemento essencial para a gestão adequada das organizações. Diante da complexa matriz que representa os fluxos de informação associados aos processos decisórios da Câmara dos Deputados, é importante criar, disciplinar e aprimorar os mecanismos adequados para a gestão dos riscos, tanto de natureza interna quanto externa, a que esta instituição se expõe.

Todas as organizações estão sujeitas ao risco, e gerenciá-lo é fundamental para a melhoria dos processos de trabalho. Na esfera pública, essa gestão objetiva aumentar a geração de valor para a sociedade, evitar riscos à reputação das organizações e ampliar a transparência das ações administrativas.