09/07/2019 - 08h16

Inscrições para Prêmio "Nise da Silveira" estão abertas até o dia 16 de julho

A premiação é um reconhecimento e incentivo a pessoas e instituições que contribuem em políticas de cuidado sustentadas no respeito integral às pessoas que se encontram em sofrimento psíquico e situação de vulnerabilidade

O Prêmio “Nise da Silveira” de Boas Práticas e Inclusão em Saúde Mental está com as inscrições abertas até 16 de julho. Organizada pela Segunda Secretaria da Câmara dos Deputados, a premiação é um reconhecimento e incentivo às pessoas e instituições que contribuem ativamente em políticas de cuidado sustentadas no respeito integral às pessoas que se encontram em sofrimento psíquico e situação de vulnerabilidade. É concedido um diploma de menção honrosa a até 5 homenageados.

O nome do prêmio homenageia a médica psiquiatra Nise da Silveira, que é reconhecida por humanizar o tratamento psiquiátrico no Brasil. As indicações das pessoas ou instituições para concorrerem à premiação são feitas pelos deputados. Cada parlamentar pode indicar 1 pessoa física ou jurídica, mediante formulário eletrônico específico. De acordo com a regulamentação, não podem ser indicados parlamentares da Câmara e do Senado no exercício do mandato ou pessoas jurídicas a eles vinculadas; comissões permanentes ou temporárias do Congresso Nacional, ainda que em parceria com outras indicações; e servidores públicos do Legislativo.

Os agraciados são definidos por um conselho deliberativo, formado pelo Segundo-Secretário, pelo Presidente e 10 membros titulares da Comissão de Seguridade Social e Família (5 escolhidos pelo Segundo-Secretário e 5 pelo presidente da comissão). O conselho escolhe os ganhadores por voto direto em maioria simples, cujos vencedores devem ser anunciados em agosto. A entrega dos diplomas é feita normalmente em outubro, em alusão ao Dia Mundial da Saúde Mental (10/10).