Saúde

Câmara se ilumina de lilás pelo Dia Nacional do Teste do Pezinho

Objetivo é ajudar a conscientizar e a informar sobre a importância do teste, que diagnostica seis doenças com tratamento gratuito pelo SUS.

04/06/2019 - 11:40  

O prédio da Câmara dos Deputados se iluminará de lilás nesta quinta-feira (6), em apoio ao Dia Nacional do Teste do Pezinho. O objetivo é ajudar a conscientizar e a informar as pessoas sobre o que é e a importância do teste para a saúde do bebê.

O teste do pezinho é um exame rápido e obrigatório para todo recém-nascido, em que gotinhas de sangue do calcanhar do bebê são coletadas com a finalidade de diagnosticar e impedir o desenvolvimento de doenças genéticas ou metabólicas que podem levar à deficiência intelectual ou causar outros prejuízos à qualidade de vida ou mesmo levar à morte, caso não diagnosticadas. Para que a prevenção seja possível, a coleta deve ser efetuada entre o terceiro e o sétimo dia de vida do bebê.

O teste pode diagnosticar seis doenças que têm tratamento gratuito pelo Sistema Ùnico de Saúde: Fenilcetonúria, Hipotiroidismo Congênito, Doença Falciforme, Fibrose Cística, Deficiência de Biotinidase e Hiperplasia Adrenal Congênita.