Premiação

Câmara recebe indicações para o Prêmio Dr. Pinotti 2018

Condecoração é entregue a entidades que se destacam na promoção da saúde da mulher

15/03/2018 - 15:56  

A Câmara dos Deputados recebe até sexta-feira (23) as inscrições para o Prêmio Dr. Pinotti - Hospital Amigo da Mulher 2018. A premiação é concedida a entidades governamentais e/ou não governamentais cujos trabalhos ou ações merecem especial destaque pela promoção do acesso e pela qualificação dos serviços de saúde da mulher.

As indicações são feitas por deputado ou senador. O formulário preenchido e assinado dever ser entregue à Segunda-Secretaria da Câmara dos Deputados.

Os agraciados são definidos por um Conselho Deliberativo, formado por um representante de cada partido, indicado por seu respectivo líder. Eles escolhem os ganhadores por voto direto, maioria simples. As indicações para o conselho são feitas até o dia 23 de março. A apreciação e a escolha dos agraciados é feita no mês de abril.

Entrega do prêmio

São concedidos anualmente cinco diplomas de menção honrosa, em cerimônia no Salão Nobre da Câmara dos Deputados. O evento é realizado no mês de maio, na semana do dia 28, em alusão à data em que se comemora o Dia Mundial de Combate à Mortalidade Materna.

Regulamentação

O Prêmio "Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher" foi instituído pela Resolução da Câmara dos Deputados nº 15/09 e regulamentado pelo Ato da Mesa nº 62/10 e pela Resolução 52 de 2014. De acordo com a regulamentação, não podem ser indicados para a concessão desse prêmio parlamentares do Congresso Nacional no exercício do mandato ou pessoas jurídicas a eles vinculadas; comissões permanentes ou temporárias do Congresso Nacional, ainda que em parceria com outras indicações, e servidores públicos lotados no Congresso Nacional. Mais informações na página da Segunda-Secretaria da Mesa Diretora.

Dr. Pinotti

Médico ginecologista, professor universitário e político, Dr. Pinotti desenvolveu inúmeras pesquisas relacionadas ao câncer de mama e foi titular da Academia Paulista de Medicina a partir de 2005. O médico conta com mais de 1.300 publicações, entre elas 37 livros científicos e cerca de 450 artigos em revistas e jornais especializados, nacionais e estrangeiros.

Na política, foi deputado federal eleito por três mandatos e dedicou-se a melhorar o acesso à saúde pública e o atendimento à população. Faleceu em julho de 2009, aos 74 anos.