Institucional

Cedes realiza reunião do grupo de estudos “Cidades Inteligentes”

01/07/2019 - 18:43  

O grupo de estudo do Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Cedes) “Cidades Inteligentes” se reunirá pela segunda vez para discutir o plano de trabalho proposto. A reunião ocorrerá nesta terça-feira (2), na sala de reuniões da Mesa.

Foram convidados quatro especialistas da área: o diretor geral do laboratório internacional LabCHIS (Cidades mais Humanas, Inteligentes e Sustentáveis), Eduardo Moreira da Costa; a Diretora de Inovação e Fomento da ABES - Associação Brasileira das Empresas de Software e Presidente da Câmara de Tecnologia e Inovação da Fecomércio - Federação do Comércio de Bens, de Serviços e de Turismo de Santa Catarina, Jamile Marques; o arquiteto, especialista em Cidades, Luiz Fernando Cruvinel Teixeira e o diretor de inovação da CMC Industrial e Energia S/A, Marcos Alberto Bernardo Campos.

O estudo “Cidades Inteligentes” pretende ser uma referência para a avaliação do impacto do crescimento urbano no transporte público, segurança, mobilidade, educação e serviços públicos em geral. O objetivo desse estudo será sugerir inovação em todas as dimensões, de forma a garantir melhoria de qualidade de vida da sociedade, sempre com foco na cidadania e no bem-estar das pessoas.

O que é o Cedes?

O Centro de Estudos e Debates Estratégicos é um órgão técnico-consultivo da Câmara dos Deputados dedicado a análise, discussão e prospecção de temas de caráter inovador ou com potencial de transformar as realidades econômica, política e social do nosso país. O Colegiado é composto por 23 parlamentares, os quais têm a atribuição de propor uma agenda de atividades e conduzir estudos estratégicos para o Brasil, desenvolvidos com o apoio da Consultoria Legislativa.

Como resultado do trabalho, são produzidos e publicados documentos de alta densidade crítica e especialização técnica ou científica, que trazem apensados Projetos de Lei e/ou indicações para o Poder Executivo.

Desde sua instalação em 2003 (à época como Conselho de Altos Estudos), já foram publicados 27 estudos, muitos dos quais já transformados em lei ou incorporados pelos governantes como Biodiesel, TV Digital, Políticas Públicas para Banda Larga e Pré- Sal.

As publicações do Cedes podem ser baixadas gratuitamente pelo link https://www2.camara.leg.br/a-camara/estruturaadm/altosestudos/publicacoes ou podem ser adquiridas na página da Edições Câmara.

Serviço

Reunião do Cedes
Dia: terça-feira (2)
Hora: 14h
Local: Sala de reuniões da Mesa Diretora