Institucional

Câmara comunica adiamento da Oficina de Atuação no Parlamento

De 07/10 a 28/10, entidades da sociedade civil organizada e sindicais podem inscrever representantes

03/06/2019 - 17:05  

O Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor) comunica o adiamento da realização da segunda edição do ano da "Oficina de Atuação no Parlamento". O evento, que estava previsto para começar no final de setembro, será realizado em novembro, entre os dias 25 e 28. A data das inscrições também foi adiada para o período de 7 a 28 de outubro.

O programa "Oficina de Atuação no Parlamento" é destinado exclusivamente a integrantes da sociedade civil organizada, como OSCIPs, ONGs, associações comunitárias, além de entidades sindicais, profissionais ou de classe.

Conduzido pelo Cefor, com o apoio da Comissão de Legislação Participativa (CLP), o programa busca contribuir para uma maior participação desses atores nos debates e decisões em curso no Parlamento. Seu propósito consiste em apresentar o funcionamento e o papel do Poder Legislativo, informações sobre canais de comunicação da Câmara dos Deputados com a população, bem como ferramentas para acompanhar e participar do processo de elaboração de leis.

Durante os quatro dias do curso, os alunos participam de aulas, mesas de debates, oficinas, visitas e outras vivências que possibilitam interação com o funcionamento e a dinâmica da Câmara dos Deputados e o aprofundamento de conhecimentos sobre o processo político e a democracia brasileira.

Vagas e inscrições

Serão oferecidas 70 vagas, sendo 35 vagas para representantes de sindicatos, conselhos profissionais e demais entidades de classe e 35 para membros de ONGs e associações comunitárias. A instituição interessada pode indicar até dois representantes. As inscrições são realizadas por meio de um formulário eletrônico do GoogleDocs disponibilizado no Portal da Câmara dos Deputados, no endereço www.camara.leg.br/evc.

Pré-requisitos

- ensino fundamental completo;
- idade mínima de 18 anos;
- fazer parte de Associação, Sindicato, ONG, OSCIP ou entidade profissional e de classe;
- apresentar documentação exigida para a inscrição.

Obs.: por se tratar de um curso introdutório, não são necessários conhecimentos prévios para participação.

Transporte, hospedagem e alimentação

As despesas com transporte aéreo ou rodoviário a Brasília, despesas com hospedagem, alimentação e deslocamento para o local das atividades são de responsabilidade dos participantes, assim como as demais despesas pessoais.

Serviço:

- inscrições: de 07 a 28/10
- evento: de 25 a 28/11
- vagas; 70
- local: Cefor e plenário das Comissões

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail oficina.cefor@camara.leg.br, ou pelos ramais 6-7618 e 6-7219.