Informática

Câmara lança novo portal da Casa

Novo portal facilita o acesso do cidadão a informações. Primeira etapa de mudanças inclui a simplificação da linguagem das páginas, mecanismos de busca mais ágeis e maior adaptação a dispositivos móveis

30/01/2019 - 18:23  

A Câmara inaugura hoje a primeira etapa de mudanças de seu novo portal na Internet. Entre as diversas novidades, a equipe desenvolveu nova arquitetura de navegação e leiaute focados no usuário, com melhorias na usabilidade e acessibilidade. Com a home page e o menu completamente modificados, o leiaute está mais limpo e moderno, mais adaptável a dispositivos móveis.

Nessa primeira etapa, houve alterações na estrutura de navegação do portal, que foi simplificada; na home page, que agora privilegia áreas de interesse do cidadão; nas páginas de transparência e despesas, cujos dados passam a ser exibidos de forma gráfica; na ficha de tramitação, com formato amigável e compreensível; e na ferramenta de busca.

Novidades
Foram criadas novas páginas. Um exemplo são as páginas temáticas, que reúnem notícias, transmissões ao vivo, propostas legislativas, estudos da consultoria, enquetes, comissões correlatas, agenda e legislação referentes ao tema. Outras páginas novas referem-se a conteúdos educativos, como “Entenda o processo Legislativo” e “História e Arquivo”.

Todas as páginas apresentam conteúdo correlato explicativo, seja por meio de interrogações que exibem conceitos que não são de domínio público ou por meio de pequenos vídeos com animações explicativas.
As mudanças incluem linguagem mais simples, que facilita a compreensão dos conteúdos; aumento da transparência e aperfeiçoamento dos canais de interação com a sociedade; e mecanismo de busca mais ágil e preciso. Há menos informação por página; e ênfase nas ferramentas de interesse da população, principalmente quanto à participação e à transparência. Ficou mais fácil para o cidadão acompanhar os trabalhos legislativos.

O usuário poderá contar com outros recursos, como enquetes opinativas, por meio das quais o cidadão poderá dizer o que gosta e o que discorda em uma proposta, dando subsídios reais ao relator; e ficha de tramitação intuitiva, que permite compreender melhor o processo legislativo e o caminho das propostas.
A reformulação das páginas será feita em etapas até o final de 2019, quando todo o portal estará disponível no novo formato.

Assista ao vídeo sobre o novo portal.

Diagnóstico
As mudanças foram definidas após várias etapas de estudos e diagnósticos, que compreenderam debates internos sobre os problemas do portal; testes de usabilidade com cidadãos; entrevistas com usuários frequentes; 3.500 respostas a questionário no portal; análise de especialistas em experiência do usuário; e análises das estatísticas de acesso.

Os dados colhidos no diagnóstico apontaram uma linguagem excessivamente técnica; uma arquitetura de navegação e layout ultrapassados; além de um excesso de informações nas páginas. Foi constatado também que o portal não privilegiava o uso por dispositivos móveis. O diagnóstico embasou, ainda, a organização de um concurso, que selecionou duas propostas de cidadãos como contribuição para a reformulação do portal.