História

Sessão Solene homenageia os 200 anos de retorno de José Bonifácio ao Brasil

10/06/2019 - 18:42  

A Câmara realiza nesta quinta-feira (13), às 11 horas, sessão solene no Plenário Ulysses Guimarães em homenagem aos 200 anos do retorno ao Brasil em 1819 de José Bonifácio de Andrada, considerado o Patriarca da Independência. Uma série de eventos sobre José Bonifácio neste ano antecipa as comemorações dos 200 anos da proclamação da Independência do Brasil em 2022.

Na sessão, será feito o lançamento da publicação José Bonifácio de Andrada: patriarca da nacionalidade, da Edições Câmara, com tiragem de dois mil exemplares. A publicação faz parte da linha editorial Legado, que tem como objetivo publicar obras sobre ciência política, direito, história, sociologia, antropologia e filosofia.

Por meio das publicações da Legado, a Câmara tem a oportunidade de explorar documentos, imagens e obras raras de seus acervos bibliográfico e arquivístico. O livro será distribuído para escolas cadastradas no programa Plenarinho e comercializado no espaço físico da livraria da Câmara (Anexo II), no site da livraria (livraria.camara.leg.br) e nas feiras de livros das quais a Câmara participa. A versão digital estará disponível também para download gratuito no site.

Também será lançado durante a sessão um vídeo institucional sobre o tema.