História

Câmara celebra bicentenário da volta de José Bonifácio de Andrada ao Brasil

Eventos fazem parte das comemorações pelos 200 anos da Independência do país

24/05/2019 - 19:51  

A Câmara dos Deputados inicia as comemorações pelos 200 anos do retorno de José Bonifácio de Andrada ao Brasil. Para lembrar a data, uma série de atividades será realizada, como lançamento de publicações, exposição, sessões solenes e concursos de desenho e de redação sobre o tema.

A programação faz parte das ações promovidas pela Casa para lembrar os 200 anos de independência do Brasil (1822-2022) e fatos importantes que antecederam a data. As celebrações começaram em 2017, com homenagens pelos 200 anos da chegada da imperatriz Maria Leopoldina, esposa de Dom Pedro I, ao Brasil, e, em 2018, pelos dois séculos da aclamação de Dom João VI como rei do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves.

Sessões solenes
A sessão solene pelos 200 anos da volta de Bonifácio de Andrada ao Brasil será realizada no dia 13 de junho, às 11h, no Plenário Ulysses Guimarães. A programação prevê a obliteração de selo e lançamento de carimbo dos Correios alusivos ao fato, e lançamento de publicação e de vídeo institucional.

Também será realizada sessão solene, no Plenário Ulysses Guimarães, no dia 19 de agosto, às 9h, em homenagem ao Dia do Historiador. Na ocasião, haverá visita inaugural à exposição sobre José Bonifácio, que ficará montada no corredor de acesso ao Plenário até o dia 6 de setembro e o lançamento da publicação “Minha Formação”, de Joaquim Nabuco.

Concursos
Promovidos pelo Plenarinho, o portal infanto-juvenil da Câmara, os concursos de desenho e de redação com o tema “José Bonifácio: um homem da política e da ciência” já estão com as inscrições abertas. Os trabalhos podem ser enviados até o dia 12 de julho. O certame de desenho é destinado aos estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e o de redação, aos alunos do Ensino Médio. Podem participar estudantes matriculados em escolas públicas e privadas de todo o país.

O resultado preliminar dos dois concursos será anunciado no dia 29 de julho e o final, no dia 5 de agosto. A premiação ocorrerá no dia 19 de agosto, durante a sessão solene pelo Dia do Historiador. Mais informações podem ser obtidas no portal da Câmara.

Hotsite
Toda a programação da Câmara para a celebração dos 200 anos de independência do Brasil está no hotsite desenvolvido pela Casa, que traz também informações históricas sobre a independência do país no contexto político internacional.