História

Exposição celebra os 30 anos da Constituição Cidadã

22/10/2018 - 10:47  

Em comemoração aos 30 anos da Constituição Federal de 1988, a Câmara dos Deputados, em parceria com o Senado Federal, inaugura, nesta segunda-feira (22), a exposição “O Brasil em construção: 30 anos da Constituição Cidadã”. Com curadoria dos consultores Renato de Sousa Porto Gilioli, Carlos David Carneiro Bichara e José Dantas Filho, a mostra conta com fotos e vídeos da Assembleia Constituinte, e da mobilização popular da época. O material faz parte do acervo das duas Casas Legislativas. Pode ser visitada diariamente no Salão Negro, das 9h às 17h, até o dia 16 de dezembro.

Mensagem conjunta do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e do presidente do Senado, Eunício de Oliveira, destaca a importância do evento, que visa relembrar não apenas o processo constituinte, mas a importância do Poder Legislativo na manutenção do ambiente democrático: “É uma Constituição que se mantém atualizada, de forma democrática, por este mesmo Congresso. Em 30 anos, direitos e garantias fundamentais não foram tocados, a não ser para ampliá-los ou facilitar a sua aplicação”.

Constituição Cidadã

A Constituição de 1988 ficou conhecida como “Constituição Cidadã” pelos direitos que passou a garantir para os brasileiros e pela retomada plena do processo democrático em nosso País. Pela primeira vez, um texto constitucional brasileiro não partiu de anteprojeto prévio. Deputados e Senadores de 13 partidos, eleitos democraticamente em 1986, iniciaram seus trabalhos em fevereiro de 1987. Propostas de cidadãos, associações dos diversos setores da sociedade, Câmaras de Vereadores, Assembleias Legislativas, Tribunais e dos parlamentares foram convertidas em um anteprojeto de mais de 500 artigos, em junho de 1987. Somente em emendas, foram 65.809 propostas. Mais de um ano e meio depois, foi promulgada em 5 de outubro de 1988. A Constituinte teve intensa participação popular e resultou em um texto que abrigou demandas diversas e os consensos necessários para se construir a ordem e o progresso de nossa sociedade. É um patrimônio a ser preservado e instrumento de exercício da cidadania pelo qual cada cidadão é responsável e beneficiário direto.

A exposição faz parte de uma série de eventos relativos à celebração dos 30 anos da Constituição. Mais informações sobre o assunto podem ser obtidas no hotsite.

Serviço

Exposição “O Brasil em construção: 30 anos da Constituição Cidadã”

Período: 22 de outubro a 16 de dezembro

Horário: 9 às 17 horas

Local: Salão Negro