Educação

Encontro dos Coordenadores marca início de nova edição do Parlamento Jovem Brasileiro

18/03/2019 - 11:09  

De quarta (20) a sexta-feira (22) desta semana, a Câmara sedia o Encontro dos Coordenadores Estaduais do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB). Este ano, a iniciativa será realizada em conjunto com o Senado Federal, que promove o Jovem Senador. Em função desta ação cooperada, o encontro ganhará a seguinte nomenclatura: Encontro de Coordenadores do Parlamento Jovem Brasileiro e Jovem Senador. O evento ocorrerá no auditório do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor).

Os coordenadores são servidores designados pelas Secretarias de Educação que conduzem as ações de divulgação do PJB nos estados, assim como coordenam a pré-seleção dos projetos. Durante a realização do programa, acompanham em tempo integral os estudantes de seus estados, inclusive no local de hospedagem, com o intuito de garantir o bom desenvolvimento do programa.

Como Câmara e Senado irão cooperar assumindo responsabilidades específicas, a programação do Encontro de Coordenadores Estaduais será conjunta. O lançamento oficial do Parlamento Jovem Brasileiro é feito durante esse encontro. Na ocasião, são repassadas as diretrizes estabelecidas pela Câmara para seleção dos projetos e construídas as estratégias para a atuação dos coordenadores, desde a divulgação do programa até a sua execução.

O encontro tem se constituído em uma importante estratégia para a consolidação do programa, ao garantir mais alinhamento das ações de promoção do PJB nos diversos estados e, ainda, estimular a melhoria dos processos envolvidos na realização dessa ação de educação para democracia da Câmara dos Deputados. Dá início aos preparativos para a décima sexta edição do programa, que proporciona aos jovens a oportunidade de conhecer e experimentar, durante cinco dias, o trabalho de um deputado federal. As inscrições para participar dessa jornada parlamentar, programada para outubro (1 a 5/10), estarão abertas de 27 de março a 31 de maio.

Mais informações estão disponíveis na página do PJB, na Fanpage: www.facebook.com/parlamento.jovembrasileiro ou no Instagram www.instagram.com/parlamentojovembrasileiro.