Educação

Câmara e Senado promovem evento em homenagem ao Dia do Bibliotecário

01/03/2019 - 17:02  

As bibliotecas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal promovem, no mês de março, o evento Bibliotecas: diálogos para mudança. Nos dias 11 e 12 serão realizados dois seminários, abertos ao público, no auditório Antônio Carlos Magalhães (Interlegis) do Senado.

Promovido em parceria com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e a Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias – Seção América Latina e Caribe (IFLA LAC), o evento é para comemorar o Dia do Bibliotecário.

O Seminário Profissional da Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias, Seção América Latina e Caribe (IFLA LAC) ocorrerá no dia 11 de março. A ideia do encontro é elevar a consciência sobre questões importantes relacionadas às bibliotecas e às mudanças para o futuro com as quais podem se deparar ao desempenhar um papel de liderança, além de elaborar ações e planos para uma colaboração na região da América Latina e Caribe.

Eugenio Bucci, jornalista e professor da Universidade de São Paulo (USP), tratará o tema sob o ponto de vista acadêmico. Já Marlova Jovchelovitch Noleto, diretora da Unesco no Brasil, falará sob a ótica do Information for all, da Unesco, enquanto Glória Pérez-Salmeron, presidente da IFLA, abordará o assunto pela perspectiva do Global Vision da IFLA. O evento contará também com a presença de palestrantes de países da América Latina e do Caribe.

Já o Seminário Bibliotecas: diálogos para mudança – papel das bibliotecas como promotoras de mudanças, no dia 12 de março, visa debater os desafios que as bibliotecas e os bibliotecários brasileiros enfrentam na atualidade em face à crescente globalização, e que devem ser superados por resposta inclusiva dos profissionais para aproveitar plenamente as oportunidades da Sociedade da Informação.

O evento contará com a presença de Marco Lucchesi, escritor, professor universitário e presidente da Academia Brasileira de Letras, que abordará o tema sob a ótica do leitor. Haverá ainda a mesa redonda Bibliotecários: perspectivas para mudanças na profissão, com a presença das bibliotecárias Marília Abreu Paiva (UFMG); Célia Regina Simonetti (UFAM) e Gilvanedja Mendes.

As inscrições podem ser feitas pelo site http://www.senado.leg.br/senado/hotsites/Bibliotecadialogo/index.htm, onde também é possível conferir a programação completa do evento. O site traz ainda informações sobre outras palestras e workshops realizados por diferentes instituições, em comemoração ao Dia do Bibliotecário.