Direitos Humanos

Edições Câmara apresenta seleção especial de livros sobre mulheres

A Edições Câmara comemora o mês da Mulher com uma seleção de títulos que convida o público a conhecer de perto algumas mulheres inspiradoras que protagonizaram a luta por direitos no Brasil e revolucionaram a sociedade, transformando a história do país

21/03/2019 - 19:03  

O Voto Feminino no Brasil, escrito pela historiadora Teresa Cristina de Novaes Marques, conta a história da luta pelos direitos políticos femininos e reúne um conjunto de perfis e histórias de personalidades femininas notáveis que marcaram época e ainda inspiram gerações. É uma obra sobre democracia e coragem civil que convida as mulheres a continuarem a lutar, resistir, elevar a voz e se fazer ouvir.

A biografia de Bertha Lutz, também de autoria de Teresa Cristina Marques, apresenta a trajetória política dessa grande personalidade brasileira. Cientista, feminista e parlamentar, a carreira política de Bertha Lutz se confunde com a história do movimento pelo sufrágio feminino no Brasil. Travando sua luta pela participação das mulheres na política em um ambiente predominantemente masculino, Bertha deixou sua marca como defensora da igualdade incondicional entre homens e mulheres.

O livro é fruto de extensa pesquisa realizada pela historiadora no acervo de documentos de Bertha Lutz do Arquivo da Câmara dos Deputados, reconhecido como Memória do Mundo da Unesco, prêmio que busca valorizar e incentivar a preservação de acervos de importância para a sociedade. Foi também indicado como livro do mês pela missão do Brasil junto à ONU.

A Edições Câmara traz também, em sua série Prazer de Ler, Úrsula e outras obras, de Maria Firmina dos Reis, primeira escritora negra de que se tem notícia em nossa literatura e pioneira na denúncia da opressão a negros e mulheres no Brasil do século XIX. A obra inclui o romance Úrsula, seu texto mais conhecido, o conto abolicionista A escrava, o indianista Gupeva e a antologia de poesias Cantos à beira-mar, reunidos pela sua inequívoca qualidade literária.

Depois de quase 100 anos de esquecimento, a Edições Câmara resgata a obra dessa autora, que foi deixada de lado por ser mulher, negra e nordestina, e acompanha intelectuais e movimentos sociais que, nos últimos anos, têm incluído Maria Firmina dos Reis no cânone oficial da literatura brasileira.

A força de sua literatura é um convite à reflexão sobre temas como escravidão, sexismo e o lugar da mulher na sociedade paternalista e escravocrata da qual foi contemporânea.

O último lançamento da editora é a coletânea Lei Maria da Penha, que, além da conhecida norma que dá nome ao livro, reúne os principais instrumentos legais de enfrentamento à violência contra a mulher no Brasil. A normas apresentadas resultaram de uma luta histórica das mulheres e dos movimentos feministas por uma legislação contra a impunidade no cenário nacional de violência doméstica e familiar contra a mulher.

As publicações podem ser adquiridas na Livraria da Câmara, no hall do Centro de Documentação e Informação, localizado no Anexo II, ou pelo site livraria.camara.leg.br. Os e-books estão também disponíveis para download gratuito no site da editora e nas lojas Amazon, Apple, Google e Kobo.