Cultura

Câmara realiza exposição sobre José de Alencar, Machado de Assis e Euclides da Cunha

Na mostra serão exibidos textos, fotos, ilustrações e infográficos e será disponibilizado um catálogo (impresso e virtual) com o conteúdo da exposição.

17/06/2019 - 08:16  

O Centro Cultural da Câmara dos Deputados (CeCult) realiza até 3 de julho exposição sobre a vida e a obra dos escritores brasileiros José de Alencar, Machado de Assis e Euclides da Cunha. Na mostra “Alencar, Machado e Euclides: patrimônios da cultura brasileira” serão exibidos textos, fotos, ilustrações e infográficos e será disponibilizado um catálogo (impresso e virtual) com o conteúdo da exposição.

A mostra, instalada no corredor de acesso ao Plenário Ulysses Guimarães, terá texto de apresentação assinado por Edmílson Caminha - professor, escritor e consultor legislativo aposentado da Câmara dos Deputados -, que também fará palestra sobre os três autores no dia 27 de junho. Em 2019, completam-se 190 anos do nascimento de José de Alencar, 180 anos do nascimento de Machado de Assis e 110 anos da morte de Euclides da Cunha.

Nascido em 1829, José de Alencar foi, além de romancista, deputado por quatro mandatos, entre 1861 e 1877, pela província do Ceará e é autor de obras como O Guarani, Iracema e o Tronco do Ipê. Já Machado de Assis, nascido em 1839, é romancista, contista, cronista, poeta, dramaturgo e tradutor. Entre suas obras estão romances como Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba e Dom Casmurro.

Euclides da Cunha, tragicamente morto em 1909, aos 43 anos de idade, consagrou-se com Os Sertões. Correspondente de guerra na campanha de Canudos, a obra é um vigoroso testemunho do jornalista.

Serviço

Exposição: Alencar, Machado e Euclides: patrimônios da cultura brasileira
Período: de 12 de junho a 3 de julho de 2019
Visitação: de segunda à sexta, das 9 às 17h
Local: corredor de acesso ao Plenário Ulysses Guimarães

Palestra: “A importância de Alencar, Machado e Euclides para a literatura brasileira”
Palestrante: professor Edmílson Caminha
Data: 27 de junho, às 17h
Local: salão da Biblioteca da Câmara – Anexo II