Cultura

Câmara apresenta exposição Correspondências

Cartas trocadas por dois artistas falam sobre tempo, memória e emoção. Mostra ficará na Galeria Décimo de 20/5 a 16/6

20/05/2019 - 18:44  

A Câmara dos Deputados recebe a exposição “Correspondências”, dos artistas Fernando Pericin e Lynn Carone, que traz um conjunto de cartas trocadas pelos dois artistas. Algumas obras são frutos de caminhadas, perambulações e devaneios urbanos; outras, oriundas da pesquisa artística pessoal de cada artista. Ambos buscam entender e desvendar as relações afetivas entre as pessoas e a cidade, sempre considerando a passagem do tempo.

Além das correspondências, também são anexadas aos textos imagens, como fotos e desenhos, que se relacionam com o conteúdo abordado pelos expositores em suas cartas. A mostra pode ser visitada até o dia 16 de junho.

Biografia

Fernando Pericin vive e trabalha em Brasília/DF, é licenciado em Artes Visuais pela Universidade de Brasília (UnB) e foi tutor de disciplina de ateliê de artes na Universidade Aberta do Brasil/UnB em 2015. Participou de exposições coletivas, como a mostra Retina, no Museu Nacional, em Brasília, com trabalho de pinhole digital, e a mostra Projeções, na Galeria 406, em Brasília, com vídeo intitulado “O que te olha. Contraponto”.

O foco do artista visual e fotógrafo é a vida em movimento: as cidades, os deslocamentos, as pessoas, os modos de vida, os interiores aos quais foi convidado a entrar e aqueles que pode espiar.

Nascida em Los Angeles/EUA, naturalizada brasileira, Lynn Carone formou-se como artista na Faap, em 1988. Atualmente, vive e trabalha em Brasília e leciona no Instituto de Artes da UnB, como professora substituta. Participou de diversas exposições e salões desde 1998, como Paço das Artes, Espaço Ophicina, Atelier 397, Galeria e Espaço Politheama, Casa Contemporânea, Sesc Pinheiros e MAC da USP, entre outros. Também participou do projeto Fish eye, em Cardiff, País de Gales, pelo Linha imaginária.

Em 2014, a gravura em metal “O que é meu, o que é seu, o que é nosso” passou a fazer parte do acervo da Pinacoteca de São Paulo.

Serviço

Exposição: Correspondências

Artistas: Fernando Pericin e Lynn Carone

Período: 20 de maio e 16 de junho

Visitação: segunda à sexta, das 9h às 17h

Local:Galeria Décimo - Anexo IV, 10° andar